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Apresentação
Apresentação
Trata-se de uma unidade curricular que pretende fazer uma primeira abordagem ao objeto e à metodologia da Ciência Política e da Sociologia e da relação entre ambas e com a Segurança.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT724-26098
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Contextualização das ciências políticas Objecto e metodologia da Ciência Política A tridimensionalidade do Poder Objeto e metodologia da Sociologia Política As áreas de confluência da Ciência Política e da Sociologia Política O papel do indivíduo e dos corpos sociais intermédios: partidos, sindicatos e outras organizações Ação social e novos movimentos sociais A ancoragem da Segurança nas dimensões social e política Legitimidade e legalidade: a necessidade do Direito e do Estado As principais teorias da origem do Estado
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular debate, de forma introdutória, a Ciência Política e Sociologia enquanto áreas científicas, reflectindo sobre os respetivos objetos e metodologia, bem como o contributo de ambas para a questão da segurança. Com base na análise de documentos teóricos ou matriciais e de corpus atualizados pretende-se que os alunos: 1) identifiquem os principais conceitos, teorias e actores da Ciência Política e da Sociologia; 2) adquiram a capacidade de compreensão sobre os fenómenos políticos e sociológicos e a relação dos mesmos com a questão da segurança. Com os conhecimentos adquiridos nesta unidade curricular, os alunos ficarão habilitados para uma melhor compreensão das relações entre a Ciência Política, a Sociologia e a Segurança e capazes de perceberem a importância de uma aborgadem multidisciplinar e interdisciplinar da questão da segurança.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O processo de ensino-aprendizagem combina aulas teórico-práticas e sessões tutoriais, com estudo independente, individual ou de grupo. As aulas teórico-práticas são protagonizadas pelo docente, havendo pleno espaço para intervenção, comentários e perguntas dos alunos. A avaliação continua consiste em dois testes escritos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bourbeau, P. (ed.) (2015). Security: Dialogue Across Disciplines. Cambridge: Cambridge University Press. Giddens, A., Duneier, M., Appelbaum, R.P. & Carr, D. (2024). Introduction to Sociology. 13th ed. W. W. Norton & Company. Gouveia, J. (2018). Direito da Segurança - Cidadania, Soberania e Cosmopolitismo. Coimbra: Almedina. Jellinek, G. (2012). Teoria General del Estado. Mexico: Fondo de Cultura Economica de España Mohan, B. (2022). Introduction to Sociology: Concepts and Theories. London: Taylor & Francis. Moreira, A. (2001). Ciência Política. Coimbra: Almedina.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não