-
Apresentação
Apresentação
Segurança e Comunicação é uma unidade curricular do curso de licenciatura em Estudos de Segurança Interna, semestral e ministrada no 2º ano. Actua na área da comunicação e dos seus principais desafios e favorece o entendimento da relação entre os media e as instituições de segurança.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT724-26102
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Segurança e Comunicação: enquadramento teórico. 2. As instituições e as políticas públicas de segurança. 3. Protocolo e segurança. 4. A responsabilidade da comunicação social e dos jornalistas na segurança. 5. O código deontológico dos jornalistas. As fontes, a proteção de dados e o princípio do sigilo. 6. A Segurança global e as tecnologias da comunicação: a importancia estratégica da Inteligência Artificial. 7. Os principais instrumentos da Comunicação Política ao servilço da segurança interna.
-
Objetivos
Objetivos
1. Definir, enquadrar e relacionar os conceitos de Segurança e Comunicação. 2. Avaliar o papel da comunicação social e dos jornalistas na segurança pública e privada. 3. Identificar a relação entre protocolo e segurança como elemento de comunicação. 4 Enquadrar a segurança do Estado e das Instituições nos novos desafios da actualidade: a desinformação, as Fake News e a Inteligencia Artificial.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os métodos a utilizar serão essencialmente o expositivo e interrogativo tendo em conta a natureza das matérias. As técnicas pedagógicas a utilizar serão: a técnica da exposição; técnica do ice-breaker; técnica do brainstorming; técnica do estudo de caso; técnica de trabalho de grupo e técnica de debate. Para a avaliação contínua - Ficha de Ocorrências e Ficha de Observação. Teste de Avaliação com medição qualitativa e quantitativa. A unidade curricular terá avaliação contínua com análise de frequência e participação e 2 testes. A nota será atribuída em função dos seguintes parâmetros: Assiduidade e participação - 10% 2 Testes de avaliação - 90%
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Castells, Manuel (2009). Communication Power. Oxford: Oxford University Press. Figueiras, Rita (2025). Dinâmicas de Informação e Politização dos Jovens. Lisboa: UCP. Mangerona, Sílvia, & Folgado, Pedro (2016). Protocolo e Segurança. Revista ResPublica , n.16, 233-245. Nobre-Correia, J.M. (2018). Teoria da Informação Jornalística. Coimbra: Almedina. Rodrigues, Luís Paulo (2016). Comunicação Risco e Oportunidades . Porto: Média XXI. Santos, J. A. (2020). Política e Democracia na Era Digital. Lisboa: Parsifal.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não