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Disciplina Políticas Comuns da União Europeia

  • Apresentação

    Apresentação

    A União Europeia (UE) constitui um dos espaços institucionais mais complexos do mundo. As políticas estruturantes do sistema e o seu raio de ação são incontornáveis na Europa e no mundo. Esta Unidade Curricular (UC) pretende descrever e analisar estes dois aspetos, focando-se nos níveis de competências, nos objetivos, no funcionamento, na evolução e relação das políticas da UE com as instituições europeias e internacionais.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Definição de conceitos, áreas de competência O tratado de Roma e as políticas comuns Mercado Interno: evolução, dificuldades e mudanças Política Comercial: significado e importância Política de Transportes: evolução e objetivos Política Agrícola Comum: definição, evolução, reestruturações e mutações Política Industrial: evolução e importância Política Social: desenvolvimento e âmbito Conclusão: A Europa em tempos de pandemia e a resposta da UE  
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo passa por descrever e analisar a construção do mercado único, tendo em conta a complexidade do sistema, abordando e descrevendo, nomeadamente, as dimensões da política comercial, industrial e de transportes; explicar a evolução, o significado e as consequências da Política Agrícola Comum; tratar e interpretar a dimensão social da UE; e abordar e explicar os novos paradigmas do sistema.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para além das sessões dedicadas a fornecer aos estudantes os conceitos-chave e enquadramento teórico específicos da UC Políticas Comuns da UE, esta UC adopta também uma abordagem mista ao processo ensino-aprendizagem – TBL (team based learning) e PBL (project based learning). Através da constituição de grupos de trabalho, os estudantes são encorajados a desenvolverem projetos e/ou actividades em grupo, nos quais são orientados pelo docente para (1) definir objetivos, estratégias e prazos de execução, (2) praticar a negociação, debater e refletir sobre as problemáticas propostas, (3) avaliar criticamente e expor os resultados com clareza. Com enfoque nas apresentações de grupo, discussão crítica de textos e trabalhos escritos, nomeadamente, os estudantes colocam-se no centro do processo de aprendizagem.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cini, Michelle; Borragán, N. Pérez-Solórzano (2019). European Union Politics. 6ª Edição, Oxford: Oxford University Press. Hix, Simon; Bjorn, Hojland (2011). The political system of the European Union. 3ª Edição, Basingstoke: Palgrave Macmillan. Moniz, Jorge Botelho (org.) (2022). O Futuro da União Europeia: Política, Economia, Estado de Direito e Religião. Col. Contributos. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Neutel, Fernanda (2019). A Construção da União Europeia. Da Segunda Guerra Mundial à Emergência de uma Fronteira Externa Comum. Lisboa: Edicões Sílabo. Olsen, Jonathan (2021). The European Union: politics and policies. 7ª Edição, Nova Iorque: Routledge. Pinder, John; Usherwood, Simon (2018). The European Union: A Very Short Introduction. 4ª Edição, Oxford: Oxford University Press. Wallace, William; Wallace, Helen; Pollack, Mark (2020). Policy-Making in the European Union. 8ª Edição, Oxford: Oxford University Press.    
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