-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular visa discutir o papel das organizações internacionais na atual ordem internacional, marcada por processos de globalização (e desglobalização) política e económica. A defesa dos interesses nacionais num quadro internacional cada vez mais interdependente e pautado pela cooperação, obriga os Estados a pensar estrategicamente nos modelos de integração (regionais e internacionais) que melhor poderão ajudar a cumprir as respectivas agendas. Depois de se analisar e enquadrar as origens das organizações internacionais, assim como as suas características, proceder-se-á ao estudo de algum organizações políticas internacionais e regionais, bem como de outros atores que ganham relevância no sistema internacional, como as grandes corporações, as organizações internacionais não governamentais ou as diásporas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT450-7361
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Génese histórica e evolução das organizações internacionais; Abordagens teóricas os regimes e instituições internacionais; Integração vs. Multilateralismo; Características de algumas organizações internacionais; Da Sociedade das Nações à ONU, o papel da ONU no mundo, as suas agências especializadas e os instrumentos para a resolução de conflitos A União Europeia e os instrumentos de integração política e económica Os novos atores: organizações internacionais não governamentais, diásporas e outros grupos transnacionais.
-
Objetivos
Objetivos
Reconhecer a pluralidade de organizações internacionais e o seu papel no sistema político internacional; Justificar o aparecimento de organizações internacionais e organizações regionais nas últimas décadas, bem como as diferentes abordagens teóricas que as acompanham; Conhecer os objectivos e funcionamento genérico de algumas organizações internacionais e distinguir entre dinâmicas de multilateralismo e dinâmicas de integração; Perceber as origens da Sociedade das Nações (SDN) e as razões da sua dissolução; Compreender a génese, o trabalho e a necessidade de reforma da Organização das Nações Unidas (ONU); Enquadrar o papel da União Europeia na promoção da paz no velho continente e o aprofundamento do seu papel político; Compreender a importância de outros atores no sistema internacional (Organizações Internacionais Não Governamentais, diásporas, grupos transnacionais).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas presenciais baseiam-se na exposição, debate e aprofundamento dos conteúdos programáticos. A participação dos alunos será incentivada de modo a reforçar as aprendizagens, assumindo uma maior relevância no momento da análise e apresentação dos trabalhos de grupo que terão de incidir sobre os temas lecionados nas aulas. A avaliação contínua compreende dois testes e um trabalho de grupo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bailin, A. (2017). From Traditional to Group Hegemony; The G7, the Liberal Economic Order and the Core-Periphery Gap. Routledge Campos, J. M. de. (coord.), 2010. Organizações Internacionais, 4ª edição. Coimbra: Coimbra Editora. Ferraz, J. de F., Duque, R. (org.) 2021. Portugal nas Nações Unidas – 65 Anos de História. Lisboa: Tinta da China. Fukuyama, F. 2006. A Construção de Estados. Lisboa: Gradiva. Ikenberry, G. John (2018). The End of liberal international order? International Affairs, 94(1), 7-23. Jørgensen, K. E. (2009). The European Union and International Organizations (Europe in the World Series). Routledge. Rüland, J., & Carrapatoso, A. (Eds.). (2022). Handbook on Global Governance and Regionalism. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não