-
Apresentação
Apresentação
A UC procura dar a conhecer ao actor as diversas facetas do trabalho a desenvolver no âmbito da sua atividade, quer a nível de aquisição de conhecimentos e capacidades técnicas, quer no contexto da caracterização do meio profissional no qual se irá ineserir.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6801-14404
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O ator e o texto 2. As principais escolas 3. O corpo e a psicologia do actor 4. Dinâmicas do actor: competências, processos, estilos 5. Emoção vs técnica 6. Improvisação 7. O processo criativo 8. A imaginação e a assimilação de imagens 9. O trabalho coletivo 10. A observação 11. O reconhecimento do outro 12. Atenção vs concentração
-
Objetivos
Objetivos
A UC pretende desenvolver nos estudantes competências inerentes ao trabalho do ator| intérprete. Assim, quanto ao trabalho de ator pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sobre as especificidades do trabalho do actor no campo do cinema, televisão e teatro. É, por isso, importante o conhecimento do contexto teórico do trabalho do ator, através da abordagem das várias escolas de representação. Contudo, este contexto teórico será objeto de uma experimentação prática centrando-se na abordagem do trabalho de reconhecido pedagogos e directores de actores (Strasberg, Stanislavski, Brook, etc).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O trabalho em aula terá uma componente teórica e prática. Através da abordagem ao material textual e da sua transposição para o ecrã e o palco, pretende-se familiarizar o estudante com técnicas interpretativas que possibilitem o desenvolvimento pleno das suas capacidades. Nesse sentido, aos estudantes é solicitada a criação|composição de personagens (a solo ou em grupo) reproduzindo o trabalho da sala de ensaios.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Berry, Cicely. The actor and the text. London: Harrap Ltd., 1992. London, Tod. The artistic home. London: 1988, Theatre Communications Group. Mamet, David. True and false. New York: First Viintage Books, 1997 Stanislavski, Constantin. A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000 Stanislavski, Constantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001 Strasberg, Lee. Le travail à l ¿actors studio. Paris: Gallimard, 1969. Naremore, James, Acting in the Cinema, Berkeley, University of California Press, 1988. Pudovkin, Vsevolod I. Film Technique and Film Acting, Londres, Vision Press Limited, 1974 (1930). Rabiger, Michael, Directing Film Techniques and Aesthetics, Burlington, Focal Press, 2003. Sena, Assumpta, O Trabalho do Actor de Cinema, Edição Cine-Clube de Avanca, 2001. Weston, Judith, Directing Actors. Studio City, Michael Wiese Productions, 1999. Zarrilli, Phillip B. (Ed.). Acting reconsidered. Routledge, NY,1995
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não