filmeu

Disciplina Voz Elocução e Canto I

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Voz, Elocução e Canto I visa o desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades vocais dos alunos, promovendo um conhecimento aprofundado sobre a anatomia, a técnica e a expressividade da voz falada e cantada. O foco é o uso correto e eficaz da voz, tendo em consideração aspetos como projeção, clareza e a musicalidade, fundamentais tanto para a comunicação oral quanto para a performance. Esta não é apenas uma disciplina técnica, mas uma formação que enriquece o perfil do aluno, preparando-o para os desafios práticos da sua futura carreira. A importância desta unidade curricular no ciclo de estudos está em proporcionar competências que vão além da teoria, oferecendo ferramentas fundamentais para o exercício prático, artístico e comunicativo, que se tornam essenciais para qualquer profissional que deseje impactar e inspirar outros através da sua voz.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Voz Humana: Anatomia e fisiologia da voz Características e cuidados com o aparelho vocal 2. Técnicas de Respiração e Apoio Vocal: Exercícios de controle respiratório Utilização dos músculos intervenientes no apoio vocal 3. Dicção e Articulação: Sons consonantais e vocálicos Ritmo, fluência e clareza da fala 4. Projeção e Modulação Vocal: Técnicas de projeção  Modulação das dinâmicas (volume e intensidade) 5. Expressividade e Interpretação: Utilização da voz para comunicar emoções e intenções Exercícios de interpretação de texto e trechos musicais 6. Introdução ao Canto: Afinação, ritmo, extensão vocal, polifonia e timbre Técnicas de aquecimento vocal e tipologias vocais
  • Objetivos

    Objetivos

    Consciência Vocal: Desenvolver a consciência corporal e respiratória, essencial para a emissão vocal saudável. Técnicas de Respiração e Projeção: Ensinar técnicas de respiração e projeção para otimizar o uso da voz sem esforço excessivo. Dicção e Elocução: Melhorar a clareza da fala, com atenção à articulação, ritmo e entoação, elementos fundamentais para uma comunicação eficaz. Expressão e Interpretação: Estimular a interpretação vocal para que o aluno possa transmitir emoções e nuances tanto na fala quanto no canto. Introdução ao Canto: Explorar as técnicas básicas de canto, como afinação, ritmo e interpretação musical, de forma integrada com a elocução.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular combina aulas intensivas de carácter teórico-prático. Através de jogos didáticos, exercícios de respiração, articulação e projeção vocal, pretende-se que o aluno desenvolva gradualmente a extensão e o controlo da sua voz. Serão utilizados materiais de apoio ao estudo, como partituras, textos e ficheiros áudio, entre outros. Será providenciado feedback coletivo e individual em cada aula, com o objetivo de orientar o progresso de cada um, assim como, auxiliar no aperfeiçoamento das competências.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baker, D. The Voice: A New Approach to Singing. Oxford University Press. (2006) Brown, S.  The Complete Singer: A Guide to Vocal Technique and Performance. Hal Leonard Corporation. (2010) Harrison, C. The Voice and the Actor. Routledge. (2008) Lessac, A. . The Lessac System: A Guide to Voice and Speech Training. 2nd ed. Allyn & Bacon. (2004) Hapman, Janice L.  Singing and Teaching singing. San Diego: Plural Publishing, San Diego (2017) Sundberg, J.The Science of the Singing Voice. Northern Illinois University Press.  (1987) Wilkinson, L. Voice and the Actor: A Practical Guide to Voice Training. Bloomsbury. (2011)
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios