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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular Voz, Elocução e Canto I visa o desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades vocais dos alunos, promovendo um conhecimento aprofundado sobre a anatomia, a técnica e a expressividade da voz falada e cantada. O foco é o uso correto e eficaz da voz, tendo em consideração aspetos como projeção, clareza e a musicalidade, fundamentais tanto para a comunicação oral quanto para a performance. Esta não é apenas uma disciplina técnica, mas uma formação que enriquece o perfil do aluno, preparando-o para os desafios práticos da sua futura carreira. A importância desta unidade curricular no ciclo de estudos está em proporcionar competências que vão além da teoria, oferecendo ferramentas fundamentais para o exercício prático, artístico e comunicativo, que se tornam essenciais para qualquer profissional que deseje impactar e inspirar outros através da sua voz.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6801-25269
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Voz Humana: Anatomia e fisiologia da voz Características e cuidados com o aparelho vocal 2. Técnicas de Respiração e Apoio Vocal: Exercícios de controle respiratório Utilização dos músculos intervenientes no apoio vocal 3. Dicção e Articulação: Sons consonantais e vocálicos Ritmo, fluência e clareza da fala 4. Projeção e Modulação Vocal: Técnicas de projeção Modulação das dinâmicas (volume e intensidade) 5. Expressividade e Interpretação: Utilização da voz para comunicar emoções e intenções Exercícios de interpretação de texto e trechos musicais 6. Introdução ao Canto: Afinação, ritmo, extensão vocal, polifonia e timbre Técnicas de aquecimento vocal e tipologias vocais
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Objetivos
Objetivos
Consciência Vocal: Desenvolver a consciência corporal e respiratória, essencial para a emissão vocal saudável. Técnicas de Respiração e Projeção: Ensinar técnicas de respiração e projeção para otimizar o uso da voz sem esforço excessivo. Dicção e Elocução: Melhorar a clareza da fala, com atenção à articulação, ritmo e entoação, elementos fundamentais para uma comunicação eficaz. Expressão e Interpretação: Estimular a interpretação vocal para que o aluno possa transmitir emoções e nuances tanto na fala quanto no canto. Introdução ao Canto: Explorar as técnicas básicas de canto, como afinação, ritmo e interpretação musical, de forma integrada com a elocução.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular combina aulas intensivas de carácter teórico-prático. Através de jogos didáticos, exercícios de respiração, articulação e projeção vocal, pretende-se que o aluno desenvolva gradualmente a extensão e o controlo da sua voz. Serão utilizados materiais de apoio ao estudo, como partituras, textos e ficheiros áudio, entre outros. Será providenciado feedback coletivo e individual em cada aula, com o objetivo de orientar o progresso de cada um, assim como, auxiliar no aperfeiçoamento das competências.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baker, D. The Voice: A New Approach to Singing. Oxford University Press. (2006) Brown, S. The Complete Singer: A Guide to Vocal Technique and Performance. Hal Leonard Corporation. (2010) Harrison, C. The Voice and the Actor. Routledge. (2008) Lessac, A. . The Lessac System: A Guide to Voice and Speech Training. 2nd ed. Allyn & Bacon. (2004) Hapman, Janice L. Singing and Teaching singing. San Diego: Plural Publishing, San Diego (2017) Sundberg, J.The Science of the Singing Voice. Northern Illinois University Press. (1987) Wilkinson, L. Voice and the Actor: A Practical Guide to Voice Training. Bloomsbury. (2011)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não