filmeu

Disciplina Interpretação I

  • Apresentação

    Apresentação

    Aulas teórico práticas de Interpretação, com vista à preparação do ator para teatro, cinema, televisão e audiovisual. Com uma componente prática muito acentuada, as aulas desenvolvem não só as capacidades técnicas de atuação mas também o conhecimento do trabalho do ator nos diversos contextos profissionais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1-      Leitura e análise de pequenas cenas de teatro, televisão e cinema, propostas pelo professor, e visionamento das mesmas feitas por atores em contexto profissional. 2-      Treino técnico constituído por diferentes exercícios dirigidos ao corpo, à voz e à emoção que promovem as possibilidades de expansão e contenção físicas, energéticas e emocionais. 3-      Exercícios de improvisação e de contacto improvisação de longa duração, com estímulos musicais e cenográficos. 4-      Trabalho prático individualizado a partir de monólogos e diálogos para teatro, televisão e cinema. O aluno tem de definir a personagem e o conceito artístico, apresentar propostas a serem trabalhadas na aula e fazer a apresentação do trabalho final, pronto a ser apresentado ou filmado. 5-      Dossier escrito de apresentação e defesa dos trabalhos práticos.  
  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolvimento e consolidação das bases técnicas fundamentais ao trabalho do ator em diferentes registos de interpretação. Pretende-se que o estudante compreenda e agilize:  As capacidades expressivas do corpo e da voz nos espaços da representação; o controle do tempo e do ritmo; a memória sensorial e a concentração; a gestão da energia física e emocional; a capacidade de dissociar as ações físicas da voz e da emoção; as capacidades de escuta e de reação, a imaginação criativa, a autonomia e a responsabilidade; capacidade de analisar o processo prático.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

      O aluno vai ter uma simulação de experiência profissional, apostando na sua autonomia e criatividade. Desde a peça ou guião e perfil de personagem no papel, até às filmagem e visionamento da cena. A individualidade do aluno é estimulada assim como o seu conhecimento de algumas interpretações emblemáticas de atores de excelência ao mesmo tempo que encorpora diferentes pontos de vista sobre a cena e a personagem e aprende a responsabilizar-se pelo seu lugar na complexa engrenagem artística e técnica do meio teatral e audiovisual. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      - BROOK, Peter, O Espaço Vazio, tradução de Rui Lopes. Lisboa: Orfeu Negro, 2011. - OIDA, Yoshi, MARSHALL, Lorna, The Invisible Actor, New York, London, Routledge, 1997 - JOHNSTONE, Keith, Impro, London, Methuen Drama, 1989   - FUCHS, Elianor, The Death of Character, London & New York, Routledge, 2006       - SWAIN, John Howard, A Practical Approach to Film, Television and Commercial Acting, New York, London, Routledge, 2018  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios