-
Apresentação
Apresentação
Aulas teórico práticas de Interpretação, com vista à preparação do ator para teatro, cinema, televisão e audiovisual. Com uma componente prática muito acentuada, as aulas desenvolvem não só as capacidades técnicas de atuação mas também o conhecimento do trabalho do ator nos diversos contextos profissionais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6801-25271
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1- Leitura e análise de pequenas cenas de teatro, televisão e cinema, propostas pelo professor, e visionamento das mesmas feitas por atores em contexto profissional. 2- Treino técnico constituído por diferentes exercícios dirigidos ao corpo, à voz e à emoção que promovem as possibilidades de expansão e contenção físicas, energéticas e emocionais. 3- Exercícios de improvisação e de contacto improvisação de longa duração, com estímulos musicais e cenográficos. 4- Trabalho prático individualizado a partir de monólogos e diálogos para teatro, televisão e cinema. O aluno tem de definir a personagem e o conceito artístico, apresentar propostas a serem trabalhadas na aula e fazer a apresentação do trabalho final, pronto a ser apresentado ou filmado. 5- Dossier escrito de apresentação e defesa dos trabalhos práticos.
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolvimento e consolidação das bases técnicas fundamentais ao trabalho do ator em diferentes registos de interpretação. Pretende-se que o estudante compreenda e agilize: As capacidades expressivas do corpo e da voz nos espaços da representação; o controle do tempo e do ritmo; a memória sensorial e a concentração; a gestão da energia física e emocional; a capacidade de dissociar as ações físicas da voz e da emoção; as capacidades de escuta e de reação, a imaginação criativa, a autonomia e a responsabilidade; capacidade de analisar o processo prático.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O aluno vai ter uma simulação de experiência profissional, apostando na sua autonomia e criatividade. Desde a peça ou guião e perfil de personagem no papel, até às filmagem e visionamento da cena. A individualidade do aluno é estimulada assim como o seu conhecimento de algumas interpretações emblemáticas de atores de excelência ao mesmo tempo que encorpora diferentes pontos de vista sobre a cena e a personagem e aprende a responsabilizar-se pelo seu lugar na complexa engrenagem artística e técnica do meio teatral e audiovisual.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- BROOK, Peter, O Espaço Vazio, tradução de Rui Lopes. Lisboa: Orfeu Negro, 2011. - OIDA, Yoshi, MARSHALL, Lorna, The Invisible Actor, New York, London, Routledge, 1997 - JOHNSTONE, Keith, Impro, London, Methuen Drama, 1989 - FUCHS, Elianor, The Death of Character, London & New York, Routledge, 2006 - SWAIN, John Howard, A Practical Approach to Film, Television and Commercial Acting, New York, London, Routledge, 2018
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não