filmeu

Disciplina Interpretação II

  • Apresentação

    Apresentação

    Aulas teórico práticas de Interpretação, com vista à preparação do ator maioritariamente para cinema televisão e audiovisual. Com uma componente prática  muito acentuada, as aulas desenvolvem não só as capacidades técnicas de atuação mas também o conhecimento do trabalho do ator nos diversos contextos profissionais.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1-Treino técnico constituído por diferentes exercícios relativos ao corpo, à voz e à emoção, em contexto de filmagem.  2- Leitura e análise de guiões para televisão e cinema e de perfis de personagem. 3- Visionamento de cenas e personagens emblemáticos no cinema e na televisão. 4-Trabalho prático de construção de uma personagem a partir de um perfil e de um guião. 5- Trabalho prático a partir de diálogos de cinema e televisão. 6- Trabalho prático a partir de uma cena de conjunto, com elenco numeroso. 7 - Escrita em grupo de uma cena para televisão ou cinema com os respetivos perfis de personagem. Apresentação e defesa do resultado.
  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolvimento das capacidades de interpretação do aluno. Consolidação das especificidades de interpretação para as diferentes áreas, maioritariamente televisão e cinema. Pretende-se que o estudante entenda e incorpore: os diferentes usos expressivos do corpo e da voz; as diferenças de tempo e de ritmo; as diferenças entre o olhar da câmara e o olhar do público; a memória e a concentração em plateau; a gestão e  controle emocional e físico nas repetições de takes; o close-up, o olhar e a capacidade de dissociar as ações físicas da emoção; as capacidades de escuta, de reação e de contracena;  a adequação do impulso ao enquadramento; a imaginação criativa na construção da personagem e na leitura dos guiões; a autonomia e a responsabilidade em grandes equipas; a resistência física e mental para os processos de filmagem; a capacidade de analisar o processo prático e de apresentar alternativas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     O aluno vai ter uma simulação de experiência profissional, apostando na sua autonomia e criatividade. Desde o guião e perfil de personagem no papel, até à filmagem e visionamento da cena. A individualidade do aluno é estimulada assim como o seu conhecimento de algumas interpretações emblemáticas de atores de excelência ao mesmo tempo que encorpora diferentes pontos de vista sobre a cena e a personagem e aprende a responsabilizar-se pelo seu lugar na complexa engrenagem artística e técnica do meio audiovisual.      
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    COMEY, Jeremiah, Art Of Film Acting, New York, Focal Press, 2002 SWAIN, John Howard, A Practical Approach to Film, Television and Commercial Acting, New York, London, Routledge, 2018 TUCKER, Patrick, Secrets of Screen Acting, New York, London, Routledge, 2003    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios