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Apresentação
Apresentação
Aulas teórico práticas de Interpretação, com vista à preparação do ator maioritariamente para cinema televisão e audiovisual. Com uma componente prática muito acentuada, as aulas desenvolvem não só as capacidades técnicas de atuação mas também o conhecimento do trabalho do ator nos diversos contextos profissionais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6801-25274
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1-Treino técnico constituído por diferentes exercícios relativos ao corpo, à voz e à emoção, em contexto de filmagem. 2- Leitura e análise de guiões para televisão e cinema e de perfis de personagem. 3- Visionamento de cenas e personagens emblemáticos no cinema e na televisão. 4-Trabalho prático de construção de uma personagem a partir de um perfil e de um guião. 5- Trabalho prático a partir de diálogos de cinema e televisão. 6- Trabalho prático a partir de uma cena de conjunto, com elenco numeroso. 7 - Escrita em grupo de uma cena para televisão ou cinema com os respetivos perfis de personagem. Apresentação e defesa do resultado.
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Objetivos
Objetivos
Desenvolvimento das capacidades de interpretação do aluno. Consolidação das especificidades de interpretação para as diferentes áreas, maioritariamente televisão e cinema. Pretende-se que o estudante entenda e incorpore: os diferentes usos expressivos do corpo e da voz; as diferenças de tempo e de ritmo; as diferenças entre o olhar da câmara e o olhar do público; a memória e a concentração em plateau; a gestão e controle emocional e físico nas repetições de takes; o close-up, o olhar e a capacidade de dissociar as ações físicas da emoção; as capacidades de escuta, de reação e de contracena; a adequação do impulso ao enquadramento; a imaginação criativa na construção da personagem e na leitura dos guiões; a autonomia e a responsabilidade em grandes equipas; a resistência física e mental para os processos de filmagem; a capacidade de analisar o processo prático e de apresentar alternativas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O aluno vai ter uma simulação de experiência profissional, apostando na sua autonomia e criatividade. Desde o guião e perfil de personagem no papel, até à filmagem e visionamento da cena. A individualidade do aluno é estimulada assim como o seu conhecimento de algumas interpretações emblemáticas de atores de excelência ao mesmo tempo que encorpora diferentes pontos de vista sobre a cena e a personagem e aprende a responsabilizar-se pelo seu lugar na complexa engrenagem artística e técnica do meio audiovisual.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
COMEY, Jeremiah, Art Of Film Acting, New York, Focal Press, 2002 SWAIN, John Howard, A Practical Approach to Film, Television and Commercial Acting, New York, London, Routledge, 2018 TUCKER, Patrick, Secrets of Screen Acting, New York, London, Routledge, 2003
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não