filmeu

Disciplina Voz elocução e Canto III

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Voz, Elocução e Canto III dá continuidade ao desenvolvimento vocal e interpretativo dos alunos, com especial enfoque no aprofundamento das técnicas e repertórios de Teatro Musical. Serão trabalhadas canções de diferentes épocas e estilos deste género, promovendo a compreensão da relação entre interpretação, canto e movimento em cena. Os alunos irão explorar solos, duetos e números de conjunto, desenvolvendo competências na articulação entre voz cantada e falada, bem como na integração da expressividade corporal. O trabalho com cenas musicais permitirá reforçar a capacidade de caracterização de personagens, a consciência do espaço cénico e a interação com colegas em palco. Pretende-se que os estudantes ampliem a sua versatilidade vocal e interpretativa, adquirindo ferramentas técnicas e artísticas fundamentais para a sua futura atividade profissional no contexto das artes performativas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     Técnicas Avançadas de Respiração e Apoio Vocal Coordenação respiratória aplicada a solos, duetos e números de conjunto. Exercícios de aquecimento e preparação vocal específicos para Teatro Musical.  Interpretação Musical e Cénica Integração da voz cantada e falada em cena. Técnicas de interpretação em solos, duetos e ensembles de Teatro Musical. Relação entre canto, elocução e movimento cénico.  Caracterização de Personagens Construção vocal e expressiva de personagens musicais. Trabalho de coerência entre voz, corpo e ação dramática.  Dicção, Projeção e Expressividade Clareza e projeção da voz falada e cantada em cena. Técnicas de dicção aplicadas a diferentes idiomas no Teatro Musical. Expressividade vocal e corporal em contextos performativos. Trabalho em Conjunto e Consciência Cénica Escuta ativa e integração em performances de grupo. Coordenação de vozes em ensemble e equilíbrio vocal. Utilização do espaço cénico e interação com colegas em cena.
  • Objetivos

    Objetivos

    Técnica Vocal Avançada: Aprofundar a técnica vocal aplicada ao repertório de Teatro Musical, em solos, duetos e números de conjunto. Interpretação Musical e Cénica: Desenvolver competências interpretativas através da integração entre canto, elocução e movimento em cena. Caracterização de Personagens: Explorar a criação de personagens, aliando voz falada, voz cantada e expressividade corporal. Dicção e Projeção: Consolidar a clareza da dicção e a projeção vocal em diferentes contextos performativos. Musicalidade Integrada: Trabalhar a relação entre voz falada e cantada, reforçando a expressividade e coerência artística. Trabalho em Conjunto: Promover a escuta ativa e a colaboração em performances de grupo, com foco no equilíbrio vocal e interpretativo. Consciência Cénica: Reforçar a consciência do espaço cénico e da interação com colegas em palco.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular combina aulas práticas e teóricas, com exercícios técnicos individuais e em grupo, exploração de repertório de Teatro Musical e trabalhos de construção de personagem. Os alunos terão acesso a materiais de apoio, como partituras, gravações e textos dramáticos, permitindo uma prática consistente da técnica vocal, da dicção, da projeção e da musicalidade integrada. O trabalho em conjunto será incentivado, promovendo a escuta ativa, a colaboração e a consciência do espaço cénico. Haverá um acompanhamento contínuo com feedback individual e coletivo, de forma a otimizar o desenvolvimento técnico e artístico de cada aluno. Além disso, o uso de Inteligência Artificial (IA) será permitido para consulta e apoio à pesquisa, devendo sempre ser mencionadas as fontes utilizadas. No caso de apresentações orais e trabalhos escritos, será necessário declarar o uso da IA, garantindo a integridade académica e o cumprimento das normas estipuladas pela universidade
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Miller, Richard. The Structure of Singing: System and Art in Vocal Technique. 2nd edition. New York: Schirmer, 2000. McKinney, James C. The Diagnosis and Correction of Vocal Faults. 2nd edition. Nashville: Genevox, 1994. Stark, James. Bel Canto: A History of Vocal Pedagogy. University of Toronto Press, 2003. Viagas, Robert, et al. The Musical Theatre Writer’s Survival Guide. New York: Applause Theatre & Cinema Books, 2004. Aronson, Arnold. The Actor’s Work: A Student’s Guide to Learning Acting. 4th edition. Routledge, 2000. Block, Geoffrey. Enchanted Evenings: The Broadway Musical from ‘Show Boat’ to Sondheim and Lloyd Webber. Oxford University Press, 2009.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios