filmeu

Disciplina Voz elocução e Canto III

  • Apresentação

    Apresentação

     A voz enquanto reflexo da pessoa como um todo (física, emocional, reflexiva e sensorial).   Este 3º Semestre continua a trajetória esboçada no 1º ano, levando mais além as competências individuais. Assim, A UC procura a tornar o estudante consciente da sua voz, falada e cantada, desenvolvendo capacidades técnicas para a sua eficaz utilização no universo do audiovisual e artes performativas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Voz como gesto global do corpo e a sua ligação à expressão emocional:  verticalidade, respiração e som primitivo. Anatomia e fisiologia do órgão vocal e das estruturas de apoio. Desenvolvimento da atenção perceptiva e auditiva. Construção da consciência corporal, identificação de tensões ou apercepções.  Fonação e ressonância: projecção da voz, noção de esforço, registos.   Articulação na fala e no canto: semelhanças e diferenças. Expressão artística: presença e autenticidade. Trabalho de pequenos trechos em apoio a outras cadeiras: dicção, ritmo, intenção, caracterização. Repertório cantado: afinação, extensão vocal, polifonia. O stress e a voz: meios de equilibração da voz, saúde vocal. A voz como ferramenta terapêutica de autodescoberta: reconhecer-se, exprimir-se, ousar a experiência inédita.
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão fisiológica do ato vocal; treino das estruturas envolvidas na voz falada e cantada, em situação de cena, leitura, canção ou improvisação, para construção de uma autonomia técnica possibilitadora de uma expressão autêntica.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A voz é trabalhada com consciência, e não apenas treinada: o aluno é chamado a desenvolver a atenção a si e aos outros (propriocepção, observação e audição); a arriscar exprimir-se, descobrir sons desconhecidos e funcionamentos físicos novos; a verbalizar dificuldades e experiências e a participar construtivamente no desenvolvimento próprio e alheio, e na construção de um grupo onde a interação é segura para a experimentação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Berry, Cicely The actor and the text. Virgin Books, London, 1993. Chapman, Janice L.  Singing and Teaching singing. San Diego: Plural Publishing, San Diego, 2017. Edgerton, Michael Edward. The 21st Century Voice. Rowman & Littlefield Publishing, Baltimore MD, 2021. Lemos M.L. Cardoso. O Cantor a Caminho. Da Voz Humana ao Humano na Voz. Desenvolvimento, Aprendizagens e Manutenção da Voz Humana. Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/36596 Malde, Melissa; Allen, Maryjean; Zeller, Kurt-Alexander. What every singer needs to know about the body. Plural Publishing, San Diego-Oxford,2013. Morris, Ron; Hutchinson, Linda. If in doubt, breathe out.  Compton Publishing. Oxford, 2017. Rodenburg, Patsy. The actor speaks. St.Martin’s Press, NYC, 2000.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios