-
Apresentação
Apresentação
A voz enquanto reflexo da pessoa como um todo (física, emocional, reflexiva e sensorial). Este 3º Semestre continua a trajetória esboçada no 1º ano, levando mais além as competências individuais. Assim, A UC procura a tornar o estudante consciente da sua voz, falada e cantada, desenvolvendo capacidades técnicas para a sua eficaz utilização no universo do audiovisual e artes performativas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT6801-26193
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A Voz como gesto global do corpo e a sua ligação à expressão emocional: verticalidade, respiração e som primitivo. Anatomia e fisiologia do órgão vocal e das estruturas de apoio. Desenvolvimento da atenção perceptiva e auditiva. Construção da consciência corporal, identificação de tensões ou apercepções. Fonação e ressonância: projecção da voz, noção de esforço, registos. Articulação na fala e no canto: semelhanças e diferenças. Expressão artística: presença e autenticidade. Trabalho de pequenos trechos em apoio a outras cadeiras: dicção, ritmo, intenção, caracterização. Repertório cantado: afinação, extensão vocal, polifonia. O stress e a voz: meios de equilibração da voz, saúde vocal. A voz como ferramenta terapêutica de autodescoberta: reconhecer-se, exprimir-se, ousar a experiência inédita.
-
Objetivos
Objetivos
Compreensão fisiológica do ato vocal; treino das estruturas envolvidas na voz falada e cantada, em situação de cena, leitura, canção ou improvisação, para construção de uma autonomia técnica possibilitadora de uma expressão autêntica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A voz é trabalhada com consciência, e não apenas treinada: o aluno é chamado a desenvolver a atenção a si e aos outros (propriocepção, observação e audição); a arriscar exprimir-se, descobrir sons desconhecidos e funcionamentos físicos novos; a verbalizar dificuldades e experiências e a participar construtivamente no desenvolvimento próprio e alheio, e na construção de um grupo onde a interação é segura para a experimentação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Berry, Cicely The actor and the text. Virgin Books, London, 1993. Chapman, Janice L. Singing and Teaching singing. San Diego: Plural Publishing, San Diego, 2017. Edgerton, Michael Edward. The 21st Century Voice. Rowman & Littlefield Publishing, Baltimore MD, 2021. Lemos M.L. Cardoso. O Cantor a Caminho. Da Voz Humana ao Humano na Voz. Desenvolvimento, Aprendizagens e Manutenção da Voz Humana. Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/36596 Malde, Melissa; Allen, Maryjean; Zeller, Kurt-Alexander. What every singer needs to know about the body. Plural Publishing, San Diego-Oxford,2013. Morris, Ron; Hutchinson, Linda. If in doubt, breathe out. Compton Publishing. Oxford, 2017. Rodenburg, Patsy. The actor speaks. St.Martin’s Press, NYC, 2000.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não