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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular Voz, Elocução e Canto IV tem como principal objetivo consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos nos semestres anteriores, preparando os alunos para desafios vocais mais complexos. O objetivo central é o desenvolvimento de um "voxfolio"—um catálogo de personagens vocais criado através de gravações de áudio—que auxiliará na preparação para o próximo semestre, onde os alunos trabalharão com dobragens. Além disso, esta UC visa aprimorar a expressividade e versatilidade vocal, tanto falada quanto cantada, com enfoque no canto em harmonias e no desenvolvimento da voz cantada a um nível mais avançado. Serão exploradas técnicas avançadas de projeção, ressonância e modulação, permitindo aos alunos expandirem o seu potencial vocal e interpretativo.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT6801-26194
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Desenvolvimento do Voxfolio: Identificação e exploração de diferentes timbres Construção de um repertório variado de vozes Técnicas Avançadas de Respiração e Apoio Vocal: Exercícios para controle de intensidade e prolongamento de fôlego Ajuste da ressonância e equilíbrio tonal Modulação e Expressividade na Fala e no Canto: Trabalhar volume, intensidade e energia vocal Aplicar nuances interpretativas conforme o personagem Introdução à Dobragens: Sincronização labial e adaptação de texto Técnicas de interpretação para diferentes géneros audiovisuais Treino de Versatilidade Vocal: Alterar a voz para diferentes personagens Trabalho com sotaques, idades e características específicas Preservação da Saúde Vocal: Hábitos saudáveis e práticas de aquecimento/desaquecimento Prevenção de esforço excessivo e fadiga vocal
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Objetivos
Objetivos
Exploração de personagens vocais: Criar um repertório diversificado de vozes. Desenvolvimento de flexibilidade vocal: Trabalhar mudanças de timbre, ressonância e projeção. Expressão e interpretação vocal: Aprimorar a capacidade de transmitir emoções e nuances por meio da voz. Preparação para a dobragem: Desenvolver habilidades específicas para sincronização labial e adaptação a diferentes contextos audiovisuais. Consolidação da técnica vocal: Aperfeiçoar o controle respiratório, dicção e articulação para garantir um desempenho eficaz e saudável.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular será conduzida com um enfoque teórico-prático, incluindo exercícios vocais, laboratórios de gravação e análise de performances. Os alunos criarão um Voxfolio digital, que servirá como um portfólio para futuras aplicações profissionais. Feedback individual e coletivo será fornecido regularmente para aprimoramento contínuo. Além disso, o uso de Inteligência Artificial (IA) será permitido para consulta e apoio à pesquisa, devendo sempre ser mencionadas as fontes utilizadas. No caso de apresentações orais e a partir de trabalhos escritos, será necessário revelar o uso da IA, garantindo a integridade académica e o cumprimento das normas estipuladas pela universidade.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bomba, M. (2020). "Falar para o Boneco- Manual de Dobragens de Desenhos Animados" Lessac, A. (2004). "The Lessac System: A Guide to Voice and Speech Training." Sataloff, R. T. (2006). "Professional Voice: The Science and Art of Clinical Care." Sundberg, J. (1987). "The Science of the Singing Voice." Wong, A. (2013). "The Impact of Breathing Exercises on Vocal Performance." Journal of Voice.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não