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Apresentação
Apresentação
Compreender as transformações artísticas e culturais que ocorreram no período contemporâneo, ligando as obras e movimentos às suas influências e contextos históricos. Analisar como as mudanças sociais, políticas e tecnológicas impactaram a produção artística e a forma como a arte é percebida e consumida.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6801-6268
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Considerações sobre arte contemporânea. O artista, o sistema da arte contemporânea e os seus agentes e espaços. Temas e temáticas contemporâneas. As artes performativas Performance art, Happening e Body Art. A relação da performance art com as artes performativas (teatro, dança, música), a poesia, o cinema e as artes plásticas. Vídeo arte e Vídeo Performance. Entre a criação e a documentação.
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Objetivos
Objetivos
É cada vez mais difícil falar de «arte» no singular, porque foi desaparecendo a sua especificidade enquanto meio, bem como as fronteiras que separavam o objecto artístico dos outros objectos. Falar das «artes», no plural, corresponde a reconhecer que, na contemporaneidade, as artes escaparam às categorias e códigos que as delimitavam, ao mesmo tempo que se disseminaram por toda a experiência. As razões disso são múltiplas, nomeadamente de ordem tecnológica e cultural. A apreensão deste fenómeno passa, primeiramente, por compreender o lugar da arte na modernidade e as suas trajectórias subsequentes, desde o modernismo e as vanguardas até ao que se convencionou denominar como pós-vanguarda. Em segundo lugar, é necessário mapear as principais formas da arte contemporânea, dando-se atenção especial à maneira como romperam e/ou alargaram o seu âmbito histórico
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Realização de apresentações públicas de trabalhos no domínio da performance art.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bishop, C. (2012). Artificial Hells: Participatory Art and the Politics of Spectatorship. Verso Books. Bourriaud, N. (2002). Relational Aesthetics. Les Presses du Réel. Foster, H., Krauss, R., Bois, Y.-A., & Buchloh, B. H. D. (2016). Art Since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism (3rd ed.). Thames & Hudson. Goldberg, R. (2011). Performance Art: From Futurism to the Present (3rd ed.). Thames & Hudson. Jones, A. (2010). Body Art/Performing the Subject. University of Minnesota Press. Kester, G. H. (2011). The One and the Many: Contemporary Collaborative Art in a Global Context. Duke University Press. Phelan, P. (1993). Unmarked: The Politics of Performance. Routledge.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não