filmeu

Disciplina Artes Contemporâneas

  • Apresentação

    Apresentação

    Compreender as transformações artísticas e culturais que ocorreram no período contemporâneo, ligando as obras e movimentos às suas influências e contextos históricos. Analisar como as mudanças sociais, políticas e tecnológicas impactaram a produção artística e a forma como a arte é percebida e consumida.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Considerações sobre arte contemporânea. O artista, o sistema da arte contemporânea e os seus agentes e espaços. Temas e temáticas contemporâneas. As artes performativas Performance art, Happening e Body Art. A relação da performance art com as artes performativas (teatro, dança, música), a poesia, o cinema e as artes plásticas. Vídeo arte e Vídeo Performance. Entre a criação e a documentação.
  • Objetivos

    Objetivos

    É cada vez mais difícil falar de «arte» no singular, porque foi desaparecendo a sua especificidade enquanto meio, bem como as fronteiras que separavam o objecto artístico dos outros objectos. Falar das «artes», no plural, corresponde a reconhecer que, na contemporaneidade, as artes escaparam às categorias e códigos que as delimitavam, ao mesmo tempo que se disseminaram por toda a experiência. As razões disso são múltiplas, nomeadamente de ordem tecnológica e cultural. A apreensão deste fenómeno passa, primeiramente, por compreender o lugar da arte na modernidade e as suas trajectórias subsequentes, desde o modernismo e as vanguardas até ao que se convencionou denominar como pós-vanguarda. Em segundo lugar, é necessário mapear as principais formas da arte contemporânea, dando-se atenção especial à maneira como romperam e/ou alargaram o seu âmbito histórico
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bishop, C. (2012). Artificial Hells: Participatory Art and the Politics of Spectatorship. Verso Books. Bourriaud, N. (2002). Relational Aesthetics. Les Presses du Réel. Foster, H., Krauss, R., Bois, Y.-A., & Buchloh, B. H. D. (2016). Art Since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism (3rd ed.). Thames & Hudson. Goldberg, R. (2011). Performance Art: From Futurism to the Present (3rd ed.). Thames & Hudson. Jones, A. (2010). Body Art/Performing the Subject. University of Minnesota Press. Kester, G. H. (2011). The One and the Many: Contemporary Collaborative Art in a Global Context. Duke University Press. Phelan, P. (1993). Unmarked: The Politics of Performance. Routledge.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios