filmeu

Disciplina Fotografia Analógica e Laboratório de Preto e Branco II

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC consolida e aprofunda o conhecimento introduzido em Lab PB I. Através de uma abordagem centrada na prática, são aprofundados os conhecimentos sobre os meios, o funcionamento do processo fotográfico e dos materiais de gelatina e prata. São introduzidos os papeis papeis de fibra e os procedimentos necessários à preservação dos materiais de gelatina e prata. O discurso e a técnica são estimulados e culminam na criação de um corpo de trabalho composto por uma série de imagens impressas em papel de fibra.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Revisões controlos de câmara – Interação sensibilidade, abertura e velocidades. Consequências que as opções tomadas têm no resultado final e a sua relação com o discurso. Comparação de papeis (RC e FB) – Introdução aos papeis de fibra, FB vs RC. Estabilização e viragens Sensibilidade espectral – Películas com uma sensibilidade à radiação eletromagnética próxima à do olho humano, películas com menor sensibilidade espectral e películas sensíveis a comprimentos de onda às quais o olho humano não é visível.  Puxar e reduzir película – Entendimento mais profundo sobre a relação entre a luz recebida, tempo de revelação e caracteristicas das imagens.  Introdução ao sistema de zonas – A sensitometria analógica e a abordagem prática da mesma introduzida por Ansel Adams e Fred Archer. Introdução ao Sistema de Zonas. Trabalho final - Produção de um corpo de trabalho sobre um tema à escolha do aluno.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos de aprendizagem desta Unidade Curricular são a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos e aptidões trabalhados em Fotografia Analógica e Laboratório a Preto e Branco I. Os alunos voltam a praticar os exercícios desenhados para entendimento dos controlos da câmara fotográfica e aprofundam os seus conhecimentos da prática de fotografia analógica a preto e branco com exercícios para o entendimento: da consequência no resultado da relação entre quantidade de luz recebida pela película e tempo de revelação;da sensibilidade espectral; da transformação visual por via química e estabilização da imagem de prata. Nesta UC os alunos são também introduzidos ao estudo da sensitometria analógica através da introdução ao Sistema de Zonas. O estímulo ao discurso fotográfico, continua a estar presente com a criação de um corpo de trabalho.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A disponibilização de livros e materiais para criação abre o campo de potencial criativo e experimentação. A execução dos exercícios propostos permite entender e interiorizar o funcionamento dos equipamentos e dos materiais por forma a utiliza-los de forma segura e adequada aos propósitos discursivos.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adams, A. (2018). The Camera. Ansel Adams. Adams, A. (2018). The Negative. Ansel Adams. Adams, A. (2018). The Print. Ansel Adams. White, L. (1996). Infrared photography handbook. Amherst Media.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios