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Apresentação
Apresentação
Nesta disciplina, os alunos serão incentivados a rever o seu trabalho, anterior e em curso, e refletir sobre diversas formas de apresentá-lo, através de suportes físicos e digitais. Temas a abordar incluem portfólio online, candidatura, exposição e catálogo e livro de autor. Photobooks, fanzines, catálogos e outros formatos de publicação serão apresentados e discutidos. Através de exercícios práticos pretende-se levar os alunos a entender como as suas decisões editoriais influenciam o sentido e a recepção do seu trabalho. Pretende-se que os alunos adquiram e desenvolvam competências técnicas e conceptuais a nível da edição de imagem e criação de publicações, reconhecendo as potencialidades narrativas na fotografia de autor.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT624-13694
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Criação de imagem do aluno enquanto autor: a. Portfolio online; b. Biografia, CV, declaração de intenções (statement); c. Memória descritiva, sinopse, legendas, ficha técnica; 2. Edição de autor a. Edição de autor (digital e impressa): tipologias, ritmo, narrativa, opções estéticas e conceptuais b. Materialidades analógicas ou digitais; criação de objectos digitais; ¿ d. Ferramenta de criação de objetos fotográficos editoriais: Adobe InDesign: layouts, paginação; escolhas tipográficas. e. Preparação de edição colectiva; concepção, maquetização, produção
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Objetivos
Objetivos
No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de organizar as suas imagens, adequando formas de apresentação aos propósitos das mesmas. Deverão saber construir um portfólio e conceber e construir objetos editoriais fotográficos. Deverão igualmente saber aplicar um sentido estético no que toca ao desenho editorial.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A cadeira procura envolver actores externos, ligados ao mundo do fotolivro e publicação, através de um apresentações e workshops. Estudantes são ainda levados a desenvolver uma publicação que é produzida por eles e efectivamente publicada, de forma a aplicarem conhecimentos em contexto real.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Read, Shirley. (2013). Exhibiting Photography - A Practical Guide to Displaying Your Work, Focal Press; ISBN 978-0- 240-82061-3; COTA: AVF/297-BC ULHT 41469 The Photobook : a history / Martin Parr, Gerry Badger. - London ; New York : Phaidon Press, 2004 (2007). - 2 v.; ISBN 978-0-7148-4285-1. ISBN 978-0-7148-4433-6; COTA: AVF/139-BC ULHT 33598; AVF/139.A-BC ULHT 33599 The photobook : from Talbot to Ruscha and beyond / edited by Patrizia Di Bello, Colette Wilson, Shamoon Zamir. - London ; New York : I. B. Tauris, 2012. ISBN 978 1 84885 616 5; COTA: AVF/261-BC ULHT 40099
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não