-
Apresentação
Apresentação
Habitamos um mundo de imagens, que continuamente produzem aquilo que tomamos por História e Cultura. Enquanto máquinas de produção de sentido, as imagens levam a estímulos, cuja significação assenta na sua natureza signica, indicial e simbólica. Esta UC tem por objetivo o entendimento e a análise da natureza relacional dos signos visuais, dotando os estudantes com bases teóricas e práticas do modelo semiótico de análise de imagens.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT624-17593
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução: imagem e linguagem 2. O que é a Imagem? 2.1. A história da imagem: da inscrição à reprodução técnica 2.2. vestígio, reprodução e convenção 3. A Imagem e a Teoria Semiótica 3.1. Noções gerais de Semiologia e de Semiótica (Saussure, Peirce, Barthes) 3.2. Tipologias de Signos: Índice, Ícone e Símbolo 3.3. Conotação e denotação 4. Análise de imagens 4.1. Fotojornalismo e imagens choque 4.2. Cinema: afecções da montagem 4.3. Publicidade e retórica da imagem
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Reconhecer a complementaridade entre a imagem e a linguagem. OA2: Avaliar o significado de mensagens visuais através da interpretação, exemplificação, classificação, inferência, comparação e explicação das concepções duais (Saussure) e triádicas (Peirce) dos signos visuais. OA3: Compreender os fundamentos gerais da Semiótica através da sua História, sabendo diferenciar, organizar e atribuir função aos signos visuais. OA4: Analisar imagens com base nos critérios e fundamentos da Semiótica. OA5: Aplicar os conhecimentos adquiridos na concepção da imagem publicitária.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC combinam-se métodos de ensino: os estudantes serão conduzidos por meio de sessões expositivas aos fundamentos da Semiótica, para, por meio de exercícios práticos e de questões em aula, experimentar, realizar e debater a função signica das imagens.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BARTHES, Roland ([1985] 2007). Elementos de Semiologia. Lisboa: Edições 70. [Cota: L/43-BC] BARTHES, Roland ([1980] 2010). A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70. [Cota: AVF/17-BC] PEIRCE, Charles S. (2005). Semiótica. São Paulo: Perspectiva. SAUSSURE, Ferdinand de ([1916] 1971). Curso de Linguística Geral. Lisboa: Publicações Dom Quixote. [cota: L/51-BC] nota: cotas da Biblioteca Vítor de Sá
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não