filmeu

Disciplina Projeto de Fotografia Documental I

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de Projecto de Fotografia Documental I constitui-se como a apresentação dos alunos a um dos maiores campos de trabalho da fotografia contemporânea. Enquanto que a ideia de Fotografia Documental não se apresenta como um monólito (não existe um consenso relativamente à sua definição), também é importante considerar determinados valores partilhados pela maioria das práticas documentais, como sendo: profundo compromisso com a realidade; consciência social e política; e a intenção de representar uma realidade (ainda que nunca "a verdade"). A disciplina de Projecto em Fotografia Documental I desenvolve-se mediante uma combinação de teoria, história e prática fotográfica, através das formas como a Fotografia Documental melhor opera: como testemunho, evidência, memória e narrativa. Pretende-se assim posicionar a Fotografia Documental enquanto uma ideia, filosofia e prática.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos História da Fotografia Documental. O estatuto da fotografia enquanto documento. Fotografia e Memória / Fotografia e Evidência. Pós-verdade, revolução digital e redes socais. Autores pioneiros: Eugène Atget; Lewis Hine, Jacob Riis; August Sander. Autores modernos e contemporâneos (o estilo documental): Walker Evans; Eugene Smith; Robert Frank; William Klein; Provoke Magazine; William Eggleston; Larry Sultan; Nan Goldin; Paul Graham; etc. Narrativa Fotográfica. A criação de um projecto documental (trabalho práctico): O trabalho do fotógrafo documental. A vontade de documentar e o enquadramento da práctica num tema e/ou território; A criação de um trabalho fotográfico coerente: selecção e estrutura; Ética; Discussão e crítica de projectos.
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecimento da história da Fotografia Documental. Capacidade de interpretar as decisões de outros fotógrafos na construção de um trabalho fotográfico documental. Reconhecimento e entendimento das múltiplas práticas e abordagens da Fotografia Documental. Aplicar esses conhecimentos na edição do seu próprio trabalho, da captura de imagens à selecção final. Compreender as especificidades descritivas da fotografia e aplicá-las.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos são encaminhados no desenvolvimento do projecto individual de uma forma implícita, através de uma série de exercícios práticos que deverão culminar na definição de um tema e de uma abordagem metodológica, com vista ao desencadeamento do processo de criação artística. Constituição de grupos de trabalho para apoio mútuo ao longo do desenvolvimento do projecto individual.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bakker, T. H. (2018). The Photograph That Took the Place of a Mountain. Fw:Books. Bogre, M. (2019). Documentary Photography Reconsidered: History, Theory and Practice. Routledge. Cotton, C. (2020). The Photograph as Contemporary Art. Thames and Hudson. Franklin, S. (2016). The Documentary Impulse. Phaidon Press. Mora, G. & Brannan, B. W. (2006). FSA: The American Vision. Harry N. Abrams, Inc. Lugon, O. (2001). Le Style Documentaire; D'August Sander à Walker Evans, 1920 - 1945, Éditions Macula. Shore, S. (2007). The Nature of Photographs. Phaidon Press. Sontag, S. (2003). Olhando o Sofrimento dos Outros. Ed. Gótica. Stallabrass, J. (ed.). (2013). Documentary. The MIT Press.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios