-
Apresentação
Apresentação
A disciplina de Projecto de Fotografia Documental I constitui-se como a apresentação dos alunos a um dos maiores campos de trabalho da fotografia contemporânea. Enquanto que a ideia de Fotografia Documental não se apresenta como um monólito (não existe um consenso relativamente à sua definição), também é importante considerar determinados valores partilhados pela maioria das práticas documentais, como sendo: profundo compromisso com a realidade; consciência social e política; e a intenção de representar uma realidade (ainda que nunca "a verdade"). A disciplina de Projecto em Fotografia Documental I desenvolve-se mediante uma combinação de teoria, história e prática fotográfica, através das formas como a Fotografia Documental melhor opera: como testemunho, evidência, memória e narrativa. Pretende-se assim posicionar a Fotografia Documental enquanto uma ideia, filosofia e prática.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT624-17595
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos História da Fotografia Documental. O estatuto da fotografia enquanto documento. Fotografia e Memória / Fotografia e Evidência. Pós-verdade, revolução digital e redes socais. Autores pioneiros: Eugène Atget; Lewis Hine, Jacob Riis; August Sander. Autores modernos e contemporâneos (o estilo documental): Walker Evans; Eugene Smith; Robert Frank; William Klein; Provoke Magazine; William Eggleston; Larry Sultan; Nan Goldin; Paul Graham; etc. Narrativa Fotográfica. A criação de um projecto documental (trabalho práctico): O trabalho do fotógrafo documental. A vontade de documentar e o enquadramento da práctica num tema e/ou território; A criação de um trabalho fotográfico coerente: selecção e estrutura; Ética; Discussão e crítica de projectos.
-
Objetivos
Objetivos
Conhecimento da história da Fotografia Documental. Capacidade de interpretar as decisões de outros fotógrafos na construção de um trabalho fotográfico documental. Reconhecimento e entendimento das múltiplas práticas e abordagens da Fotografia Documental. Aplicar esses conhecimentos na edição do seu próprio trabalho, da captura de imagens à selecção final. Compreender as especificidades descritivas da fotografia e aplicá-las.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos são encaminhados no desenvolvimento do projecto individual de uma forma implícita, através de uma série de exercícios práticos que deverão culminar na definição de um tema e de uma abordagem metodológica, com vista ao desencadeamento do processo de criação artística. Constituição de grupos de trabalho para apoio mútuo ao longo do desenvolvimento do projecto individual.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bakker, T. H. (2018). The Photograph That Took the Place of a Mountain. Fw:Books. Bogre, M. (2019). Documentary Photography Reconsidered: History, Theory and Practice. Routledge. Cotton, C. (2020). The Photograph as Contemporary Art. Thames and Hudson. Franklin, S. (2016). The Documentary Impulse. Phaidon Press. Mora, G. & Brannan, B. W. (2006). FSA: The American Vision. Harry N. Abrams, Inc. Lugon, O. (2001). Le Style Documentaire; D'August Sander à Walker Evans, 1920 - 1945, Éditions Macula. Shore, S. (2007). The Nature of Photographs. Phaidon Press. Sontag, S. (2003). Olhando o Sofrimento dos Outros. Ed. Gótica. Stallabrass, J. (ed.). (2013). Documentary. The MIT Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim