-
Apresentação
Apresentação
A Unidade curricular pretende apresentar os discursos e linguagens presentes na fotografia contemporânea. Estabelecer sempre que possivel as necessárias ligações com as áreas disciplinares da arte e discursos contemporâneos, do cinema e dos media. Reconhecer a imagem fotográfica como objeto de pensamento e conhecimento, nos seus contextos variados. Desenvolver competências e metodologias de investigação, que permitam desenvolver um trabalho teórico com apresentação à turma. Apreender conceitos inerentes à prática fotográfica e artística contemporânea. Ser capaz de produzir exercícios práticos de linguagem fotográfica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT624-9572
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1- A fotografia como arte, a arte como fotografia. 2- Fotografia na relação com os conceitos da apropriação, reprodução e citação; em torno das obras de Sophie Calle, Christian Boltanski, Cindy Sherman, Sherrie Levine, Richard Prince, entre outros; 3- O cinemático e a relação com a imagem em movimento ¿ de Jeff Wall a David Claerbout; 4- Aproximações ao cinema ¿ de Michelangelo Antonioni a Douglas Gordon;¿ 5- Arquivo e memória; de Aby Warburg a Wolfgang Tillmans¿ 6 - A escola de Dusseldorf e os seus principais protagonistas; 7 - A imagem como objeto; 8- Ética e estética; 9- A crise na imagem, real vs virtual, AI e os seus paradigmas, de Joan Fontcuberta a Boris Eldagsen; 10 - Discursos e narrativas visuais contemporâneas; 11 - Conceber e desenvolver um trabalho de projeto; 12- Festivais (ex Imago Photo Festival, Encontros de Imagem); plataformas (Parallel Plataform); exposições e publicações
-
Objetivos
Objetivos
-Abordar as principais tendências, temáticas e discursos da fotografia artística contemporânea e os seus intervenientes. -Problematizar e analisar a diversidade de usos contemporâneos da fotografia no contexto da história da imagem fotográfica e das práticas e teorias artísticas em geral. -Desenvolver as capacidades de critica e de análise. -Contextualizar artistas/fotógrafos, práticas e usos da fotografia contemporânea; Relacionar aspetos formais/estéticos, com os vários contextos e categorias. _ Iniciar a prática de projeto fotográfico. _ Desenvolver capacidades de investigação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular tem um carácter teórico-prático, contemplando a presença de exercícios práticos. Deste modo, as metodologias vão do desenvolvimento de competências cognitivas e reflexivas, com fomento da análise e crítica, a propostas de enunciados para a realização de exercícios práticos. Visitas de estudo a exposições e festivais e/ou visitas a ateliers de artistas;
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AA.VV; Appropriation; ed. lit. David Evans; (Ed. MIT Press, 2009) ¿AA.VV; Photography: A critical introduction; ed. Lit. Liz Wells; (London; New York: Routledge, 2004) AA.VV; Mutations perspectives on photography; Edited by Chantal Pontbriand; (Ed. Gottingen: Steidl, 2011) ¿AA.VV; Art and photography; ed. Lit. David Campany; (Phaidon; London, 2003). ¿AA.VV; The cinematic; ed.lit. David Campany; (London, Whitechapel, 2007) ¿Almeida, Bernardo Pinto de; O plano de imagem, Lisboa, (Assírio & Alvim, 1996) ¿Almeida, Bernardo Pinto de; Imagem da fotografia, (Ed. Assírio & Alvim, Lisboa, 1995) Belting; Hans; Antropologia da imagem; (Ed. KKYM+EAUM, 2014, Lisboa) ¿Barthes, Roland; A Câmara Clara, Edições 70, Lisboa, 1981 Fontcuberta, Joan; La Furia de las imagenes, Ed.Galaxia Gutenberg, S.L., 2020 Rito, Ana. "Tomar peso à imagem: ensaio". In PANTA RHEI_Programa curatorial da Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira BF22, 2023
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim