filmeu

Disciplina Fotografia Contemporânea

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade curricular pretende apresentar os discursos e linguagens presentes na fotografia contemporânea. Estabelecer sempre que possivel as necessárias ligações com as áreas disciplinares da arte e discursos contemporâneos, do cinema e dos media. Reconhecer a imagem fotográfica como objeto de pensamento e conhecimento, nos seus contextos variados. Desenvolver competências e metodologias de investigação, que permitam desenvolver um trabalho teórico com apresentação à turma. Apreender conceitos inerentes à prática fotográfica e artística contemporânea. Ser capaz de produzir exercícios práticos de linguagem fotográfica.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      1- A fotografia como arte, a arte como fotografia.  2- Fotografia na relação com os conceitos da apropriação, reprodução e citação; em torno das obras de Sophie Calle, Christian Boltanski, Cindy Sherman, Sherrie Levine, Richard Prince, entre outros;  3- O cinemático e a relação com a imagem em movimento ¿ de Jeff Wall a David Claerbout;  4- Aproximações ao cinema ¿ de Michelangelo Antonioni a Douglas Gordon;¿ 5- Arquivo e memória; de Aby Warburg a Wolfgang Tillmans¿ 6 - A escola de Dusseldorf e os seus principais protagonistas; 7 - A imagem como objeto;  8- Ética e estética; 9- A crise na imagem, real vs virtual, AI e os seus paradigmas, de Joan Fontcuberta a Boris Eldagsen;  10 - Discursos e narrativas visuais contemporâneas; 11 - Conceber e desenvolver um trabalho de projeto; 12- Festivais (ex Imago Photo Festival, Encontros de Imagem); plataformas (Parallel Plataform); exposições e publicações
  • Objetivos

    Objetivos

    -Abordar as principais tendências, temáticas e discursos da fotografia artística contemporânea e os seus intervenientes.  -Problematizar e analisar a diversidade de usos contemporâneos da fotografia no contexto da história da imagem fotográfica e das práticas e teorias artísticas em geral.  -Desenvolver as capacidades de critica e de análise.  -Contextualizar artistas/fotógrafos, práticas e usos da fotografia contemporânea; Relacionar aspetos formais/estéticos, com os vários contextos e categorias.  _ Iniciar a prática de projeto fotográfico. _ Desenvolver capacidades de investigação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular tem um carácter teórico-prático, contemplando a presença de exercícios práticos. Deste modo, as metodologias vão do desenvolvimento de competências cognitivas e reflexivas, com fomento da análise e crítica, a propostas de enunciados para a realização de exercícios práticos. Visitas de estudo a exposições e festivais e/ou visitas a ateliers de artistas;
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AA.VV; Appropriation; ed. lit. David Evans; (Ed. MIT Press, 2009) ¿AA.VV; Photography: A critical introduction; ed. Lit. Liz Wells; (London; New York: Routledge, 2004) AA.VV; Mutations perspectives on photography; Edited by Chantal Pontbriand; (Ed. Gottingen: Steidl, 2011) ¿AA.VV; Art and photography; ed. Lit. David Campany; (Phaidon; London, 2003). ¿AA.VV; The cinematic; ed.lit. David Campany; (London, Whitechapel, 2007) ¿Almeida, Bernardo Pinto de; O plano de imagem, Lisboa, (Assírio & Alvim, 1996) ¿Almeida, Bernardo Pinto de; Imagem da fotografia, (Ed. Assírio & Alvim, Lisboa, 1995) Belting; Hans; Antropologia da imagem; (Ed. KKYM+EAUM, 2014, Lisboa) ¿Barthes, Roland; A Câmara Clara, Edições 70, Lisboa, 1981 Fontcuberta, Joan; La Furia de las imagenes, Ed.Galaxia Gutenberg, S.L., 2020  Rito, Ana. "Tomar peso à imagem: ensaio". In PANTA RHEI_Programa curatorial da Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira BF22,  2023    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios