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Apresentação
Apresentação
A UC tem como objetivo o estudo do deslocamento do ar e das reações que provoca nas superfícies em que contata, através duma abordagem teórica e prática, de modo a constituir uma base de conhecimento da mecânica de voo que possibilite a sua aplicação nos domínios do apoio e da operação aeronáutica.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1656-14129
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Princípios de Voo Conceitos fundamentais da Aerodinâmica Leis e Definições O Meio Ambiente Terminologia Sustentação Resistência ao Avanço (Arrasto) Controlos de Voo Hipersustentadores Perda Forças que Atuam no Avião Estabilidade e controlo Efeito de Solo Propulsão (Hélices) Voo de alta velocidade Limitações Voo em Condições Atmosféricas Adversas Performance Definições (Mono B, Pluri B e Classe A) Descolagem Subida Descida Cruzeiro Aterragem Utilização de Tabelas e Gráficos de Performance D Massa e Centragem e Carregamento Fundamentos dos cálculos do CG Manuseamento da Carga Legislação de Massa e Centragem Definições Limitações e MEL U tilização de Tabelas e Gráficos de Massa e Centragem Descolagem Subida
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se que o discente conheça os aspetos relacionados com o deslocamento do ar e com as reações que provoca nas superfícies em que contacta, através duma abordagem teórica e prática, de modo a constituir uma base de conhecimento da mecânica de voo que possibilite a sua aplicação nos domínios do apoio e da operação aeronáutica. Pretende-se que o discente fique na posse de informação relevante para o desenvolvimento da compreensão da mecânica de voo. Pretende-se ainda que o discente seja capaz de resolver problemas, nomeadamente de performance e massa e centragem, correlacionando-os com os ensinamentos, competências e capacidades adquiridos nas outras unidades curriculares, com o objetivo de estar apto para a condução segura e eficiente do voo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O conhecimento não pode ser imposto ou transmitido em forma acabada, apenas apreendido e examinado como um processo em aberto assim os alunos (em pequenos grupos) irão ser estimulados a realizar o resumo da matéria lecionada na aula anterior com duração máxima de 10 min, combinando a exposição verbal com recursos audiovisuais que facilitem a compreensão e estimulem a atenção, e com técnicas interativas que apelem à participação ativa. Os resumos poderão ser apresentados sob a forma de demonstrações (reais ou simulações e gravações), miniensaios, debates, visionamento de documentários, exercícios de aplicação e compreensão, estudos de caso, jogos pedagógicos e questões de vários tipos, etc
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
EASA, Principles of Flight (Vol. 13); Oxford Aviation Academy, 2011 , Flight Performance and Planning 1, Mass & Balance and Performance, Oxford Aviation Training, 6 Edition
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não