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Apresentação
Apresentação
A comunicação é constitutiva das organizações. Sendo a comunicação um recurso estratégico na Gestão de Recursos Humanos (GRH), esta UC pretende desenvolver conhecimentos na área da Comunicação Organizacional, e fomentar a sua aplicação crítica em contextos organizacionais reais. A UC aborda conceitos e temas contemporâneos da comunicação organizacional, ao nível micro, meso e macro, que permitem uma análise ampla da complexidade dos processos comunicacionais. A UC apresenta métodos e técnicas de comunicação relevantes para a prática de GRH no contexto organizacional, bem como para o desenvolvimento pessoal dos estudantes, fortalecendo o exercício da cidadania ativa. Ao desenvolver os conhecimentos, capacidades e competências comunicacionais dos estudantes é potenciada a sua capacidade de atuação nas organizações e na sociedade, nomeadamente nos desafios da transição para uma sociedade verde.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT38-5120
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Comunicação Organizacional 1.1. O conceito de comunicação 1.2. A comunicação no centro das organizações 1.3. A importância da comunicação na Gestão de Recursos Humanos (GRH) 1.4. Temas contemporâneos da comunicação organizacional 2. Modelos e processo comunicacional 2.1. Os elementos do processo comunicacional 2.1.1 Comunicação verbal e comunicação não-verbal 2.2. Barreiras à comunicação 2.3. Modelos teóricos lineares e circulares 3. Contextos da Comunicação 3.1. Comunicação Interpessoal e competências comunicacionais 3.2. Comunicação Grupal 3.3. Comunicação Organizacional 4. Avaliação da eficácia comunicacional 4.1. Métodos e técnicas para avaliação da eficácia comunicacional nas organizações 4.2. Preparar e conduzir entrevistas
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Objetivos
Objetivos
No final da UC, os estudantes terão atingido os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA): OA1: Compreender a importância da comunicação nas e para as organizações; OA2: Compreender o papel da comunicação na Gestão de Recursos Humanos (GRH), e nos desafios sociais que se colocam; OA3: Identificar modelos teóricos e analisar o processo comunicacional; OA4: Analisar os diferentes contextos da comunicação organizacional (interpessoal, grupal, organizacional); OA5: Avaliar a eficácia comunicacional No final da UC, os estudantes terão desenvolvido competências transversais, tais como: comunicação (escuta ativa, dar feedback, preparar e conduzir entrevistas, fazer apresentações públicas, escrita), trabalho em equipa, criatividade e resolução de problemas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino-aprendizagem inclui metodologias expositivas e participativas, promovendo a aproximação dos estudantes à sociedade, empresas e instituições. Esta metodologia inclui aulas teórico-práticas, exposição, problematização e debate de conteúdos, complementadas com casos práticos e exercícios. Os estudantes são encorajados a aplicar os conteúdos teóricos às suas experiências. A UC tem já constituído como prática um processo de avaliação que coloca os alunos em diálogo direto com as organizações, através da realização de um trabalho de grupo inovador, que pretende caracterizar as práticas comunicacionais de uma organização, contactada pelos próprios discentes, com o qual se prossegue as práticas de investigação sobre a comunicação das questões associadas à sustentabilidade e à transição verde organizacionais. A preparação para o trabalho de grupo inclui pesquisa e leitura de publicações científicas, e formação para a preparação e condução de entrevistas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Neves, J. G., Garrido, M. & Simões, E. (2019). Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais (4ª ed). Lisboa: Sílabo Rego, A. (2022). Comunicação Pessoal e Organizacional (5a ed). Sílabo. Robbins, S. P. & Judge, T. A. (2019). Communication. In idem, Organizational Behavior (18ª ed., chapter 11). Pearson Ruão, T. (2016). A organização comunicativa: Teoria e Prática da Comunicação Organizacional. CECS-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade [Disponível online: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/41119] Ruão, T., Marinho, S., & Silva, S. (2022). Internal Communication in Contemporary Organizations: Digital Challenge in a Project Management Department. In J. G. Andrade & T. Ruão (Eds.), Navigating Digital Communication and Challenges for Organizations (pp. 1–19). IGI Global.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim