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Disciplina Formação e Desenvolvimento

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular tem por objetivo enquadrar o papel e importância da formação e do desenvolvimento profissional no âmbito da Gestão de Recursos Humanos; caracterizar os diferentes paradigmas de formação, e abordar os contextos de formação formal e informal numa perspetiva de Gestão Estratégica de Recursos Humanos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos (CP): CP1: O papel da Formação e Desenvolvimento na promoção da empregabilidade Panorama da formação profissional em Portugal Políticas públicas e estratégias nacionais de qualificação Os desafios e tendências da formação e desenvolvimento   CP2: Formação e Desenvolvimento na Gestão Estratégica de Pessoas Introdução à formação e desenvolvimento; Importância e objetivos da formação profissional Papel da formação na estratégia organizacional Alinhamento da formação com os objetivos organizacionais Cultura de aprendizagem e desenvolvimento contínuo   CP3: O Ciclo da Formação Diagnóstico de necessidades de formação Planeamento e programação da formação Implementação e transferência de conhecimento Orçamentação da formação Avaliação da formação (Modelos Kirkpatrick e Philips)   CP4: Desenvolvimento de Liderança nas Organizações Conceitos de Desenvolvimento de Liderança e de Lider Práticas de Desenvolvimento de Liderança Programas de mentoring, coaching e sucessão Programas de Trainees
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos de Aprendizagem (OA): OA1: Compreender a importância da formação e desenvolvimento no contexto atual (organizacional e na sociedade) OA2: Enquadrar a formação e desenvolvimento profissionais enquanto instrumento-chave de gestão estratégica de recursos humanos; OA3: Reconhecer e saber aplicar os diferentes procedimentos das etapas do ciclo da formação: diagnóstico, aprendizagem e transferência de conhecimentos, programação, orçamentação, implementação e avaliação de ações de formação formal; OA4: Compreender os paradigmas de formação integrando-os no contexto estratégico da formação nas organizações, com ênfase nos métodos e técnicas baseadas na tecnologia; OA5: Realizar um projeto prático no formato de plano de formação ou de diagnóstico de necessidades de formação num setor específico de atividade ou numa organização, apresentando propostas de intervenção com o seu respetivo planeamento, implementação e mecanismos de avaliação e controlo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    1.Aprendizagem Baseada em Projetos Os estudantes desenvolvem um projeto prático, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo da UC a contextos reais ou simulados. 2.Estudos de Caso e Artigos científicos recentes Análise de situações reais de formação e desenvolvimento em organizações, com os casos onde vão desenvolver o projeto, combinando com a investigação mais atualizada 3.Ambientes Virtuais de Aprendizagem - Moodle como plataforma central de apoio: materiais, fóruns, atividades semanais. - Ferramentas como Mind Maps, Mentimeter, Kahoot para colaboração e feedback em tempo real. 4.Integração Ética e Crítica de IA Generativa Os estudantes são incentivados a utilizar ferramentas de IAGen para apoio à pesquisa, brainstorming e estruturação de ideias, com ênfase na transparência, verificação de fontes e referenciação adequada. 5.Avaliação entre Pares Discussões em grupo, feedback e coavaliação de trabalhos para fomentar o pensamento crítico e a colaboração.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Caetano, A., Silva, S. Tavares, S., & Santos, S. (2014). Formação e desenvolvimento organizacional: Abordagens e casos práticos em Portugal . Lisboa: Editora Mundos Sociais. European Centre for the Development of Vocational Training [Cedefop] (2017). On the way to 2020: data for vocational education and training policies. Country statistical overviews ¿ 2016 update. Luxembourg: Publications Office. Cedefop research paper . 61. http://dx.doi.org/10.2801/414017. Guile, D., & Unwin, L. (2019). The wiley hndbook of vocational education and training . New Jersey: Jonh Wiley & Sons. Noe, R. (2020). Employee training & development (8 th ed.) NY: McGraw-Hill. Pilz, M. (2012). The future of vocational education and training in changing world . Cologne: Springer. Tran, L.T., & Dempsey, K. (2017). Internationalization Rego, A., Cunha, M., Gomes, J., Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., Marques, C. (2018). Manual de gestão de pessoas e do capital humano (3ª ed.). Lisboa: Sílabo.  
INSCRIÇÃO AVULSO
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