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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem por objetivo enquadrar o papel e importância da formação e do desenvolvimento profissional no âmbito da Gestão de Recursos Humanos; caracterizar os diferentes paradigmas de formação, e abordar os contextos de formação formal e informal numa perspetiva de Gestão Estratégica de Recursos Humanos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT38-7129
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos (CP): CP1: A importância da formação profissional no contexto organizacional Introdução à formação e desenvolvimento; Importância e objetivos da formação profissional; Dimensão estratégica da formação. CP2: Análise de funções Métodos e técnicas tradicionais Métodos e técnicas baseadas em tecnologia CP3: Métodos e técnicas de desenvolvimento de competências Métodos e técnicas tradicionais Métodos e técnicas baseadas em tecnologias Desenvolvimento dos colaboradores e gestão de carreiras CP4: Operacionalização da formação Diagnóstico das necessidades de formação Aprendizagem e transferência de conhecimentos Programação e implementação da formação Orçamentação da formação Avaliação da formação CP5: Responsabilidade Social e o futuro da formação e desenvolvimento Responsabilidade social, diversidade e aspetos legais Os desafios da formação e desenvolvimento
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Objetivos
Objetivos
Objetivos de Aprendizagem (OA): OA1: Enquadrar a formação e desenvolvimento profissionais enquanto instrumento chave de gestão estratégica de recursos humanos; OA2:Compreender o processo de análise de funções e modelos de competências para integrar estes conhecimentos no ciclo de formação; OA3: Reconhecer e saber aplicar os diferentes procedimentos das etapas do ciclo da formação: diagnóstico, aprendizagem e transferência de conhecimentos, programação, orçamentação, implementação e avaliação de ações de formação formal; OA4: Compreender os paradigmas de formação integrando-os no contexto estratégico da formação nas organizações, com ênfase nos métodos e técnicas baseadas na tecnologia; OA5: Realizar um projeto prático (Dossier de formação) de diagnóstico de necessidades de formação num setor específico de atividade, apresentando propostas de intervenção com o seu respetivo planeamento, implementação e mecanismos de avaliação e controlo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Recurso a softwares especificos, nomeadamente virtual
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Caetano, A., Silva, S. Tavares, S., & Santos, S. (2014). Formação e desenvolvimento organizacional: Abordagens e casos práticos em Portugal . Lisboa: Editora Mundos Sociais. European Centre for the Development of Vocational Training [Cedefop] (2017). On the way to 2020: data for vocational education and training policies. Country statistical overviews ¿ 2016 update. Luxembourg: Publications Office. Cedefop research paper . 61. http://dx.doi.org/10.2801/414017. Guile, D., & Unwin, L. (2019). The wiley hndbook of vocational education and training . New Jersey: Jonh Wiley & Sons. Noe, R. (2020). Employee training & development (8 th ed.) NY: McGraw-Hill. Pilz, M. (2012). The future of vocational education and training in changing world . Cologne: Springer. Tran, L.T., & Dempsey, K. (2017). Internationalization
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim