filmeu

Disciplina Empreendedorismo

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC visa desenvolver competências essenciais para a criação e gestão de novos negócios, bem como para a inovação dentro das organizações. Nesta UC, os alunos são incentivados a pensar de forma criativa e a desenvolver soluções que possam ser aplicadas em diferentes contextos empresariais, não se limitando a startups, mas também incluindo PME e grandes empresas, além de consultorias especializadas em gestão e inovação. Os domínios da UC incluem o planeamento estratégico, a análise de mercado e viabilidade, a captação de recursos financeiros e a gestão de projetos e equipas, que serão abordados de forma prática e teórica. Esta UC procura capacitar os alunos a identificar e aproveitar oportunidades de negócio, desenvolvendo planos de ação eficazes, estimulando a criatividade e inovação, competências essenciais para a GRH. A liderança e a gestão de equipas são também focos importantes, preparando os alunos para promover uma cultura empreendedora dentro das organizações.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Empreendedorismo Conceitos; Uma perspetiva global sobre o empreendedorismo; Intraempreendedorismo e empreendedorismo social; O perfil do empreendedor; A cultura empreendedora e a sua promoção; Métricas de empreendedorismo. 2. O processo empreendedor Identificação de oportunidades de negócio;Geração de ideias. Avaliação das oportunidades de  negócio; Recursos para o desenvolvimento do negócio; O modelo de negócio.  3. O plano de negócios Importância, objetivos e componentes. 4. Elaboração do plano de negócios 5. Obtenção e fontes de financiamento.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Aquisição das bases teóricas que permitem a compreensão do objecto de estudo do Empreendedorismo e da Inovação, e das diferentes abordagens conceptuais relacionadas com estes temas na actualidade e no futuro. - Sensibilização dos alunos para a relevância do empreendedorismo e da criação de empresas. - Aquisição de conceitos necessários ao desenvolvimento do processo empreendedor: da ideia à criação do negócio e sua implementação e crescimento.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta UC é constituída por uma componente teórica e uma componente prática. A componente teórica é lecionada através do método expositivo interativo, pois os alunos são desafiados a pensar sobre as situações e a encontrar soluções para os problemas apresentados, com recurso a um conjunto de slides que abordam os vários conteúdos programáticos, vídeos e artigos. Na componente prática é utilizado o método ‘learning by doing’, com especial ênfase no trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo das aulas, com diversas atividades e discussão de casos, além do desenvolvimento do plano de negócios. Durante a UC, os alunos são incentivados a: - Analisar criticamente artigos científicos sobre os temas da UC - Gerar ideias criativas e inovadoras de negócios (usando The One Page Business Plan; Hackbert, 2000), com apresentação (pitch) - Conceber e desenvolver um Projeto de Empreendedor/Plano de Negócios ajustado ao atual contexto competitivo - Apresentar e discutir o projeto.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Sarkar, S. (2014), Empreendedorismo e Inovação, 3ª edição Escolar Editora Harrington, H. J. (2019). Creativity, Innovation, and Entrepreneurship - The Only Way to Renew Your Organization. Taylor & Francis. Drucker, P. (2015), Innovation and Entrepreneurship – Practice and Principles, Routledge. Osterwalder, Alexander, Pigneur Yves (2011), Criar Modelos de Negócio, D. Quixote, Lisboa   Alguns artigos apresentados e discutidos em aula: The effect of team performance on the internationalization of Digital Startups: the mediating role of entrepreneurship (2023) Human Resource Management, Innovative Work Behaviour, Incremental and Radical Innovation: Inspirational Vision or Aspirational Rhetoric (2022) Improving Education for Innovation and Entrepreneurship in Chinese Technical Universities: A Quest for Building a Sustainable Framework, (2022) Impact of the 4 Helix Model on the Sustainability of Tourism Social Entrepreneurships in Jalisco and Nayarit, Mexico (2022)    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios