-
Apresentação
Apresentação
A UC visa desenvolver competências essenciais para a criação e gestão de novos negócios, bem como para a inovação dentro das organizações. Nesta UC, os alunos são incentivados a pensar de forma criativa e a desenvolver soluções que possam ser aplicadas em diferentes contextos empresariais, não se limitando a startups, mas também incluindo PME e grandes empresas, além de consultorias especializadas em gestão e inovação. Os domínios da UC incluem o planeamento estratégico, a análise de mercado e viabilidade, a captação de recursos financeiros e a gestão de projetos e equipas, que serão abordados de forma prática e teórica. Esta UC procura capacitar os alunos a identificar e aproveitar oportunidades de negócio, desenvolvendo planos de ação eficazes, estimulando a criatividade e inovação, competências essenciais para a GRH. A liderança e a gestão de equipas são também focos importantes, preparando os alunos para promover uma cultura empreendedora dentro das organizações.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT38-9047
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Empreendedorismo Conceitos; Uma perspetiva global sobre o empreendedorismo; Intraempreendedorismo e empreendedorismo social; O perfil do empreendedor; A cultura empreendedora e a sua promoção; Métricas de empreendedorismo. 2. O processo empreendedor Identificação de oportunidades de negócio;Geração de ideias. Avaliação das oportunidades de negócio; Recursos para o desenvolvimento do negócio; O modelo de negócio. 3. O plano de negócios Importância, objetivos e componentes. 4. Elaboração do plano de negócios 5. Obtenção e fontes de financiamento.
-
Objetivos
Objetivos
- Aquisição das bases teóricas que permitem a compreensão do objecto de estudo do Empreendedorismo e da Inovação, e das diferentes abordagens conceptuais relacionadas com estes temas na actualidade e no futuro. - Sensibilização dos alunos para a relevância do empreendedorismo e da criação de empresas. - Aquisição de conceitos necessários ao desenvolvimento do processo empreendedor: da ideia à criação do negócio e sua implementação e crescimento.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC é constituída por uma componente teórica e uma componente prática. A componente teórica é lecionada através do método expositivo interativo, pois os alunos são desafiados a pensar sobre as situações e a encontrar soluções para os problemas apresentados, com recurso a um conjunto de slides que abordam os vários conteúdos programáticos, vídeos e artigos. Na componente prática é utilizado o método ‘learning by doing’, com especial ênfase no trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo das aulas, com diversas atividades e discussão de casos, além do desenvolvimento do plano de negócios. Durante a UC, os alunos são incentivados a: - Analisar criticamente artigos científicos sobre os temas da UC - Gerar ideias criativas e inovadoras de negócios (usando The One Page Business Plan; Hackbert, 2000), com apresentação (pitch) - Conceber e desenvolver um Projeto de Empreendedor/Plano de Negócios ajustado ao atual contexto competitivo - Apresentar e discutir o projeto.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Sarkar, S. (2014), Empreendedorismo e Inovação, 3ª edição Escolar Editora Harrington, H. J. (2019). Creativity, Innovation, and Entrepreneurship - The Only Way to Renew Your Organization. Taylor & Francis. Drucker, P. (2015), Innovation and Entrepreneurship – Practice and Principles, Routledge. Osterwalder, Alexander, Pigneur Yves (2011), Criar Modelos de Negócio, D. Quixote, Lisboa Alguns artigos apresentados e discutidos em aula: The effect of team performance on the internationalization of Digital Startups: the mediating role of entrepreneurship (2023) Human Resource Management, Innovative Work Behaviour, Incremental and Radical Innovation: Inspirational Vision or Aspirational Rhetoric (2022) Improving Education for Innovation and Entrepreneurship in Chinese Technical Universities: A Quest for Building a Sustainable Framework, (2022) Impact of the 4 Helix Model on the Sustainability of Tourism Social Entrepreneurships in Jalisco and Nayarit, Mexico (2022)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim