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Disciplina Projeto de Proteção Civil

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Realização de projetos originais no âmbito da Proteção Civil e áreas relacionadas, em ambiente académico ou envolvendo instituições de acolhimento externas. Como regra, o desenvolvimento de projetos será por estudante, com tema próprio, sempre com a orientação de um docente do ciclo de estudos e a eventual supervisão da instituição de acolhimento, quando exista. Áreas específicas para acompanhamento e orientação individual: - Recolha de informação sobre tema da dissertação. - Definição da problemática e das questões de partida. - Recolha de informação - pesquisa bibliográfica. - Conceptualização do problema. - Verificação do modelo. - Elaboração do artigo técnico-científico. - Redação do Relatório Final. - Preparação para a defesa pública do Relatório Final.
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que o estudante desenvolva um trabalho de investigação aplicada ou de projeto na área da Proteção Civil e afins vertido para um Relatório Final, bem como demonstre a capacidade para o executar, apresentar e defender. O trabalho será realizado preferencialmente em contexto empresarial ou institucional externo, sempre sob a orientação de um docente do curso. A apresentação e defesa do relatório final é feita em provas públicas, perante um júri especificamente constituído para o efeito. É igualmente objetivo desta unidade curricular aproximar o estudante ao mercado de trabalho e levá-lo a redigir um curto artigo técnico-científico. O trabalho realizado deve demonstrar, da parte do estudante: capacidade crítica e criativa para integrar os conhecimentos e as competências adquiridos no curso, de os aprofundar e de os aplicar em contextos novos; competências básicas e autonomia para a pesquisa científica e o uso de metodologias e de tecnologias apropriadas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Trabalho personalizado e acompanhado por um docente da área, onde o estudante aplica, num contexto prático, os conhecimentos adquiridos ao longo da formação. A avaliação por júri é um elemento diferenciador. O orientador tem um papel central, dada a exigência de originalidade, inovação e cumprimento de prazos e normas. Também assegura a ligação a entidades externas, quando existam. Para garantir uniformidade e coordenação, existe um coordenador geral da unidade curricular. Todas as aulas são de tipologia OT – Orientação Tutorial.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Atendendo a que a unidade curricular assenta na realização de trabalhos diversificados pelos estudantes, cada um sob orientação de um professor, a bibliografia técnica e científica e outros elementos de estudo e consulta ficam dependentes do tipo e do âmbito de cada um desses mesmos trabalhos.
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