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Disciplina Temas de Psicologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC aborda áreas de especialização de base já estabelecidas em Psicologia (e.g., Psicologia das Organizações), mas foca-se predominantemente nas áreas emergentes na psicologia, correspondentes a áreas promissoras de actuação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1.As especialidades gerais da Psicologia e suas subespecialidades CP1.1. Psicologia da Educação CP1.2. Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações CP1.3. Psicologia Clínica e da Saúde CP1.4. Psicologia Forense e da Justiça CP1.5. Neuropsicologia CP2. As áreas emergentes: Especificidades, necessidades e desafios CP2.1. Psicologia do Media e Tecnologias CP2.2. Psicologia da Sexualidade CP2.3. Psicologia da Religião e da Espiritualidade CP2.4. Psicologia e Espaços Saudáveis CP2.5. Psicologia e Riscos Societais CP2.6. Psicologia e Consciência de Si CP2.7. Psicologia do Consumo CP2.8. Psicologia da Criatividade
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Explicar e discutir a relevância atual da psicologia na compreensão de acontecimentos e fenómenos do comportamento humano e seus contextos, integrando as perspectivas psicológicas no olhar sobre o mundo atual. OA2. Identificar e descrever as grandes especialidades e sub-especialidades de actuação na área da Psicologia, nomeadamente o objecto de estudo, princípios teóricos e abordagens metodológicas. OA3. Reconhecer e distinguir os diferentes campos de acção e populações específicas com que trabalha a Psicologia. OA4.Identificar algumas áreas emergentes da Psicologia e discutir os principais desafios que encontram o/as psicólogo/as que nelas investigam e trabalham. OA5. Aplicar presencialmente e em formato escrito e/ou oral os conhecimentos adquiridos acerca de cada um dos temas abordados.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são de caráter teórico-prático, recorrendo ao método expositivo (ME1) para descrever as principais características de cada área abordada, as suas metodologias de investigação, e estratégias de actuação, e são complementadas com orientações de leituras actualizadas que abordem os debates mais centrais em cada área. Utiliza-se também debates (ME2), que recorrem a publicações científicas e a fontes audiovisuais ou outras, servindo a promoção do pensamento e questionamento crítico. Será enfatizado o recurso a revisões sistemáticas e meta-análises para ilustrar o conhecimento já estabelecido em linhas definidas dentro de cada domínio apresentado.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Borgnis, F., Baglio, F., Pedroli, E., Rossetto, F., Uccellatore, L., Oliveira, J., Riva, G., & Cipresso, P. (2022). Available virtual reality-based tools for executive functions: A systematic review. Frontiers in Psychology. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.833136 Duchesne, S., McMaugh, A., & Mackenzie, E. (2022). Educational psychology: for learning and teaching. (7th ed.) Cengage Learning Australia Matos, M., Gonçalves, R. A., & Machado, C. (Eds.). (2011). Manual de psicologia forense: Contextos, práticas e desafios. Psiquilíbrios Sott, M. K., et al. (2020). 100 years of scientific evolution of work and organizational psychology: A bibliometric network analysis from 1919 to 2019. Frontiers in Psychology. 11:598676. doi: 10.3389/fpsyg.2020.598676 Zhang, Q., et al. (2021). Impact of Virtual Reality-Based Therapies on Cognition and Mental Health of Stroke Patients: Systematic Review and Meta-analysis. Journal of Medical Internet Research 23(11):e31007. https://doi.org/10.2196/31007
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