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Disciplina Processos Cognitivos III - Emoções, Julgamento e Tomada de Decisão

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC versa sobre o tema das emoções e tomada de decisão e procura providenciar aos estudantes uma formação básica no campo cientifico do estudo das emoções e cognição, alicerçada numa abordagem multidisciplinar, sobre os diversos aspetos relevantes para a compreensão do comportamento humano. Pretende-se estimular, desenvolver e aprofundar um conjunto de conhecimentos e competências recorrendo a diversas perspetivas e metodologias cientificas relevantes para o estudo dos fenómenos afetivos e dos seus diversos fatores (cognitivos, emocionais, motivacionais, comportamentais e sociais). As diversas teorias, tipologias e processos emocionais e de julgamento serão enquadrados em diversos contextos do quotidiano de modo a facilitar a análise critica e as competências de reflexão associadas, pensamento teórico e prático da psicologia.      
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução ao estudo das Emoções      1.1. Contextualização histórica      1.2. O conceito de emoção      1.3. Abordagens discretas e dimensionais para caracterizar emoções      1.4. Emoções primárias e secundárias 2. A multidimensionalidade da resposta emocional (componentes cognitiva/subjetiva, fisiológica e comportamental). 3. Modelos de comportamento emocional. Teorias periféricas, teorias behavioristas, teorias cognitivas.     3.1. Quantificando a resposta emocional     3.2 Paradigmas experimentais e manipulações 4. A relação entre emoção e cognição      4.1 A relação entre emoção, julgamento e tomada de decisão      4.2 Teorias dualísticas de processamento de informação      4.3 Processamento dualístico na tomada de decisões e julgamentos      4.4. Papel da heurística no processamento de informações      4.5. A teoria dos marcadores somáticos de António Damásio
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo principal desta unidade curricular é preparar os estudantes para a compreensão dos fenómenos afetivos e tomada de decisão. Especificamente, pretende-se que os estudantes aprendam a: OA1: Conhecer os fundamentos da ciência do estudo das emoções e tomada de decisão OA2: Identificar e comparar sobre as diversas teorias e modelos das emoções e contextos históricos OA3. Saber aspetos fundamentais da caracterização, diferenciação dos fenómenos afetivos OA4. Conhecer a neurobiologia das emoções e os aspetos psicofisiológicos OA5. Conhecer e diferenciar as diferentes metodologias de estudo da resposta emocional OA6. Diferenciar as dimensões criticas entre julgamento e tomada de decisão OA7. Identificar os diferentes aspetos do pensamento heurístico e dualista OA8. Saber aspetos fundamentais da integração entre emoção e cognição
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teóricas com recurso ao método expositivo e demonstrativo. Aulas de cariz laboratorial com previsões de paradigmas de indução de emoções e registo e quantificação da resposta emocional, tutorias e auto-monitorização.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Gross, J. J. (Ed.). (2014). Handbook of emotion regulation (2nd ed.). The Guilford Press. Lewis, M., Haviland-Jones, J. M., & Barrett, L. F. (Eds.). (2018). Handbook of emotions (4rd ed.). The Guilford Press. Panksepp, J. (1998). Affective neuroscience: The foundations of human and animal emotions. Oxford University Press. Robinson, M. D., Watkins, E. R., & Harmon-Jones, E. (2013). Cognition and emotion: An introduction. In M. D. Robinson, E. Watkins, & E. Harmon-Jones (Eds.), Handbook of cognition and emotion (pp. 3–16). The Guilford Press. Tversky, A., & Kahneman, D. (2002). Judgment under uncertainty: Heuristics and biases. In D. J. Levitin (Ed.), Foundations of cognitive psychology: Core readings (pp. 585–600). MIT Press.  
INSCRIÇÃO AVULSO
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