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Apresentação
Apresentação
Esta UC versa sobre o tema das emoções e tomada de decisão e procura providenciar aos estudantes uma formação básica no campo cientifico do estudo das emoções e cognição, alicerçada numa abordagem multidisciplinar, sobre os diversos aspetos relevantes para a compreensão do comportamento humano. Pretende-se estimular, desenvolver e aprofundar um conjunto de conhecimentos e competências recorrendo a diversas perspetivas e metodologias cientificas relevantes para o estudo dos fenómenos afetivos e dos seus diversos fatores (cognitivos, emocionais, motivacionais, comportamentais e sociais). As diversas teorias, tipologias e processos emocionais e de julgamento serão enquadrados em diversos contextos do quotidiano de modo a facilitar a análise critica e as competências de reflexão associadas, pensamento teórico e prático da psicologia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT35-24975
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao estudo das Emoções 1.1. Contextualização histórica 1.2. O conceito de emoção 1.3. Abordagens discretas e dimensionais para caracterizar emoções 1.4. Emoções primárias e secundárias 2. A multidimensionalidade da resposta emocional (componentes cognitiva/subjetiva, fisiológica e comportamental). 3. Modelos de comportamento emocional. Teorias periféricas, teorias behavioristas, teorias cognitivas. 3.1. Quantificando a resposta emocional 3.2 Paradigmas experimentais e manipulações 4. A relação entre emoção e cognição 4.1 A relação entre emoção, julgamento e tomada de decisão 4.2 Teorias dualísticas de processamento de informação 4.3 Processamento dualístico na tomada de decisões e julgamentos 4.4. Papel da heurística no processamento de informações 4.5. A teoria dos marcadores somáticos de António Damásio
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Objetivos
Objetivos
O objetivo principal desta unidade curricular é preparar os estudantes para a compreensão dos fenómenos afetivos e tomada de decisão. Especificamente, pretende-se que os estudantes aprendam a: OA1: Conhecer os fundamentos da ciência do estudo das emoções e tomada de decisão OA2: Identificar e comparar sobre as diversas teorias e modelos das emoções e contextos históricos OA3. Saber aspetos fundamentais da caracterização, diferenciação dos fenómenos afetivos OA4. Conhecer a neurobiologia das emoções e os aspetos psicofisiológicos OA5. Conhecer e diferenciar as diferentes metodologias de estudo da resposta emocional OA6. Diferenciar as dimensões criticas entre julgamento e tomada de decisão OA7. Identificar os diferentes aspetos do pensamento heurístico e dualista OA8. Saber aspetos fundamentais da integração entre emoção e cognição
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas com recurso ao método expositivo e demonstrativo. Aulas de cariz laboratorial com previsões de paradigmas de indução de emoções e registo e quantificação da resposta emocional, tutorias e auto-monitorização.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Gross, J. J. (Ed.). (2014). Handbook of emotion regulation (2nd ed.). The Guilford Press. Lewis, M., Haviland-Jones, J. M., & Barrett, L. F. (Eds.). (2018). Handbook of emotions (4rd ed.). The Guilford Press. Panksepp, J. (1998). Affective neuroscience: The foundations of human and animal emotions. Oxford University Press. Robinson, M. D., Watkins, E. R., & Harmon-Jones, E. (2013). Cognition and emotion: An introduction. In M. D. Robinson, E. Watkins, & E. Harmon-Jones (Eds.), Handbook of cognition and emotion (pp. 3–16). The Guilford Press. Tversky, A., & Kahneman, D. (2002). Judgment under uncertainty: Heuristics and biases. In D. J. Levitin (Ed.), Foundations of cognitive psychology: Core readings (pp. 585–600). MIT Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não