-
Apresentação
Apresentação
A UC de Ciberpsicologia aborda conceitos fundamentais associados ao impacto da tecnologia no comportamento humano. Explora a forma como os ambientes virtuais moldam as nossas identidades, relações sociais e saúde mental. Adicionalmente, foca-se na aplicação ética e eficaz da tecnologia na prática e investigação em Psicologia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT35-7756
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Ciberpsicologia Definição Relevância e interdisciplinariedade Cibersegurança Definição Principais ameaças Fator humano Boas práticas História da Internet O ciberespaço A evolução da Web Investigação Científica Investigação primária e secundária Preocupações éticas Interações Humanas Comunicações mediadas por computador Identidade no Ciberespaço Comportamentos negativos Relações online Atenção e distração online Dinâmicas grupais e persuasão no ciberespaço Cyberbullying Definição e tipos de cyberbullying Papeís no fenómeno Variáveis contextuais e individuais Metodologias de intervenção Uso problemático da Internet Comportamentos associados Sinais de alerta Fatores de risco Psicologia e Tecnologia Jogos e cognição humana Aplicações na Psicologia Ética e Jogos Realidade e Virtualidade Imersão e Presença Reabilitação e Investigação Serious Games Definição Aplicações Realidade Virtual Objetivos Demonstrações e Intervenções
-
Objetivos
Objetivos
OA1 - Compreender o conceito de Ciberpsicologia e a sua relevância interdisciplinar no contexto digital atual. OA2 - Identificar a forma como a tecnologia contribui para novas formas de comunicação OA3 - Identificar as principais ameaças e boas práticas de segurança digital para um uso seguro da internet. OA4 - Analisar a evolução do ciberespaço e as suas implicações na comunicação e nas interações humanas mediadas por tecnologia. OA5 - Identificar as aplicações da tecnologia, como jogos, realidade virtual, em diferentes áreas da psicologia, incluindo avaliação, reabilitação e intervenção. OA6 - Refletir acerca das especificidades das metodologias de investigação no âmbito do desenvolvimento e validação de soluções digitais, para asdiferentes áreas da Psicologia. OA7 - Refletir acerca dos aspetos éticos e deontológico inerentes à área da Ciberpsicologia, fomentando um pensamento crítico sobre a elevada digitalização da sociedade contemporânea e o exercício da Psicologia neste contexto.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino para a apresentação dos conteúdos é predominantemente expositiva, com recurso a powerpoints. Complementarmente, irão utilizar-se diferentes recursos multimédia inovadores, como vídeos, podcasts ou ferramentas de interação em tempo real (e.g., Mentimeter). A participação dos estudantes nas aulas é promovida através de metodologias de ensino interrogativas que estimulam o diálogo. A metodologia ativa encontra-se refletida no envolvimento direto dos estudantes em projetos de investigação no âmbito da unidade de investigação HEI-Lab, assim como na recolha e análise de dados por parte dos alunos, fundamentais para a realização do trabalho de grupo. Esta abordagem prática é essencial para a aquisição de conhecimentos e competências inerentes à utilização de diversas metodologias científicas em Psicologia. Adicionalmente, são convidados especialistas em áreas como Serious Games e Realidade Virtual, dando uma perspetiva atual e aplicada à área da Ciberpsicologia.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amichai-Hamburger, Y. (2013). The Social Net: Understanding Our Online Behavior (2nd Ed.). Oxford University Press. Attrill-Smith, A., Fullwood, C., Keep, M., & Kuss, D. J. (Eds.). (2019). The Oxford handbook of cyberpsychology. Oxford University Press. Connolly, I., Palmer, M., Barton, H., & Kirwan, G. (2016). An Introduction to Cyberpsychology. Routledge. Kirwan, G., Connolly, I., Barton, H., & Palmer, M. (Eds.). (2024). An Introduction to Cyberpsychology (2nd ed.). Routledge. Parsons, T. D. (2019). Ethical challenges in digital psychology and cyberpsychology. Cambridge University Press. Power,A.(2018). Cyberpsychology and Society: Current Perspectives. Routledge.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não