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Disciplina Psicologia Social

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular enquadra a psicologia social enquanto disciplina científica que procura a compreensão do comportamento do ser humano inserido no seu ambiente social, nos níveis de análise intra-individual e inter-individual, complementando-se com a Unidade Curricular de Psicologia dos Grupos, com níveis de análise intra-grupal e inter-grupal. Ao considerar a interação com outras pessoas como foco de análise, permite ainda compreender como a Psicologia se relaciona com outras ciências sociais como a Antropologia e a Sociologia, trazendo uma perspetiva única de compreensão dos processos psicológicos que medeiam a relação pessoa-contexto.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução: 1.1 Surgimento da Psicologia Social enquanto disciplina científica 1.2 Objeto, abordagens metodológicas e níveis de análise 1.3 Relação pessoa-ambiente social: Princípios fundamentais 1.4 Da cognição social à neurociência sócio-cognitiva   2. Processos intra-individuais I: Atitudes 2.1 Formação, estrutura e funções das atitudes 2.2 Atitudes, valores e inconsistência atitude-comportamento 2.3 Medidas de atitudes 2.4 Mudança de atitudes, persuasão e heurísticas   3. Processos intra-individuais II: Formação de impressões 3.1 Abordagens da formação de impressões 3.2 Teorias Implícitas de Personalidade 3.3 Atribuição causal   4. Processos inter-individuais I: O outro em nós 4.1 Efeitos da presença de outros 4.2 Dilemas sociais   5. Processos inter-individuais II: A relação com o outro 5.1 Relações próximas: Amizade, amor e inter regulação das emoções 5.2 Agressão e altruísmo
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem por objetivo geral incrementar a compreensão dos processos psicológicos que explicam a relação entre os indivíduos e o seu ambiente social, sustentada em abordagens teóricas, métodos e técnicas específicas de investigação da Psicologia Social enquanto disciplina científica. No final do semestre, espera-se que os estudantes tenham adquirido as seguintes competências:  OA1 - Saber identificar os principais marcos históricos no surgimento e autonomização da Psicologia Social enquanto disciplina científica. OA2 - Saber identificar e descrever os principais modelos e abordagens teóricas e metodológicas da Psicologia Social. OA3 - Saber identificar e compreender os diferentes processos psicológicos que ocorrem dentro e entre níveis de análise explicativos da relação entre os indivíduos e o seu ambiente social OA4 - Aplicar os modelos teóricos e conhecimentos científicos adquiridos pela Psicologia Social, na explicação de fenómenos e comportamentos individuais em ambiente social.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas aulas teórico-práticas utiliza-se o método expositivo e interrogativo, sendo utilizados excertos de filmes, documentários e talks para complementar a matéria apresentada e discutida. Nas aulas prática-laboratoriais é utilizada metodologia ativa e demonstrativa, sendo realizadas dinâmicas relativas aos conteúdos práticos e apoio tutorial ao trabalho empírico de grupo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Gaspar, R., & Garrido, M. V. (2016). Cognição Social. In Miguel Pereira Lopes, Patrícia Jardim da Palma & Albino Lopes (Eds.), Fundamentos de Psicologia (pp.193-240). Lisboa: MGM Edições. Smith, E.R., & Mackie, D.M. (2014). Social Psychology (4th ed.). New York: Worth Publishers. Vala, J., & Monteiro, M.B. (coord.; 2017). Psicologia Social (10ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. https://gulbenkian.pt/publications/psicologia-social/  
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