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Disciplina Planeamento e Elaboração de Projetos Sociais

  • Apresentação

    Apresentação

    As organizações do 3º Setor e restantes campos de atuação dos assistentes sociais têm procurado, cada vez mais, profissionais atualizados, capazes de elaborar e gerir projetos sociais para responder eficazmente aos problemas sociais contemporâneos. A presente UC pretende, assim, capacitar os alunos a planear, elaborar, implementar, gerir e avaliar adequadamente projetos sociais nos diferentes contextos de atuação onde os assistentes sociais habitualmente se inserem. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Noções sobre Planeamento e Projetos Sociais    1.1. Organizações do terceiro setor    1.2. Planeamento: definições, dimensões, princípios, vantagens e inconvenientes    1.3. Projetos sociais: definições e características 2. Etapas do Planeamento de Projetos Sociais    2.1. Diagnóstico de partida    2.2. O desenho do projeto social    2.3. Aplicação e execução do projeto    2.4. Avaliação 3. Aspetos Centrais na Gestão de Projetos Sociais    3.1. A gestão de projetos e a liderança    3.2. Funções do gestor de projetos sociais    3.3. A construção de uma equipa de projeto    3.4. A comunicação, gestão de conflitos e negociação
  • Objetivos

    Objetivos

    Entender o conceito de projeto social Compreender a importância do desenvolvimento e implementação de projetos sociais no contexto da intervenção dos assistentes sociais Conhecer as várias etapas de um projeto social Desenvolver competências para planear, elaborar, implementar e gerir adequadamente projetos sociais Conceber e aplicar instrumentos de avaliação e monitorização de projetos sociais Saber construir e gerir equipas de trabalho
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Ensino: As aulas são teórico-práticas. Os conteúdos programáticos da UC serão apresentados com recurso a metodologias expositivas e interrogativas, apelando à participação dos/as estudantes e promovendo o debate. Espera-se que os alunos procedam à apresentação de trabalhos de grupo sobre projetos sociais pesquisados e, se possível, visitados, com auxílio de novas tecnologias e com particular atenção no desenvolvimento da oralidade e regras de apresentação de trabalhos. Avaliação: A avaliação será contínua, a partir dos seguintes elementos: Assiduidade, pontualidade e participação: 10%; Teste individual escrito- 50%; Trabalho de Grupo – 40%. Todo o processo será acompanhado na plataforma Moodle.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Capucha, L. (2008). Planeamento e avaliação de projetos: Guião prático. DGIDC. Carlson, C. (2022). Social entrepreneurship and innovation. Sage. Fernández-García, T., & Ponce de León-Romero, L. (2016). Elaboración, gestión y evaluación de proyectos sociales: Intervención social y programación. Ediciones Pirámide. Inojosa, R.M. (2014). Desenho e elaboração de projetos sociais no terceiro setor. Pensamento & Realidade, 29(2), 83-103. Pérez-Serrano, G. (2014). Elaboração de projetos sociais: Casos práticos. Porto Editora. Robertis, C. de (2021). Metodologia da intervenção em trabalho social. Porto Editora. Saunders, R. (2015). Implementation, monitoring and process evaluation. Sage Publications, Inc.
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