-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Políticas Sociais I constitui uma unidade integrada no 2ºano da licenciatura em Serviço Social e visa capacitar os alunos para uma leitura crítica e fundamentada das conceções de política social, modelos de bem-estar e seu enquadramento no Modelo Social Europeu.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT119-13467
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I - Problematização da noção de Política Social Políticas Públicas e Sociais: as funções sociais do Estado e direitos sociais Finalidades, Objetivos da da Política Social Princípios e valores da Política Social Delimitação do objeto da Política Social II - Principais conceções teóricas sobre o papel do Estado em matéria de Política Social: fundamentos e contributos As perspetivas liberais e neoliberais. 2. As perspetivas Intervencionistas 3. A teoria da justiça de Rawls III - Política Social e o Estado Providência A formação do Estado Providência Os modelos de Estado Providência: conservador, liberal, democrático e do sul da europa. O desenvolvimento do Estado Providência em Portugal A crise e reconfiguração do Estado Providência: o futuro do Estado Social IV - O Modelo Social Europeu Marcos e instrumentos da Política Social na União Europeia Configuração do modelo social europeu - os direitos sociais na Europa Situação social e Política social na União Europeia
-
Objetivos
Objetivos
- Conhecer as principais conceções de Política Social, as críticas e o debate atual. - Compreender a construção e o desenvolvimento do Estado Providência e os modelos em presença. - Adquirir instrumentos de análise que permitam entender as Políticas Sociais como um mecanismo dinâmico de intervenção na garantia de direitos. - Aprender a caracterizar as principais conceções de Política Social tendo presente a transformações e dinâmicas económicas e sociais
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas interativas com apresentação de trabalhos de grupo, destinados a aprofundar os temas do programa. Prática de debates, painéis temáticos, simulações como fonte de aprendizagem de argumentação e oralidade. A avaliação será contínua, valorizando a assiduidade, pontualidade e participação dos estudantes na dinâmica processada em aula. A avaliação Contínua pressupõe um total de presenças de 75% e traduz-se nos seguintes elementos de avaliação: - Trabalho de grupo (com base em textos fornecidos pela docente): 30% - 2 Testes individuais escritos: 35% cada A obtenção de uma média ponderada (dos 3 elementos) inferior a 10 valores, implica que o aluno tenha de ir a exame de recurso.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Behring, E.& Ivanete, B. (2008). Política Social, fundamentos e história (4ªed). Cortez. Cabral, N. (2022). Modelos de Políticas Públicas Sociais. Do Rendimento Incondicional aos 'Vouchers'... Almedina. Carmo, R.& Barata, A.(2014). Estado Social. De todos para todos. Tinta da China. European Commision (2023). The future of social protection and of the welfare state in the EU. Publ. EU https://data.europa.eu/doi/10.2767/35425 Luz, H. & Albuquerque, C.(2016). Políticas Sociais em Tempos de Crise. Perspetivas, Tendências e Questões Críticas. Pactor. Mishra, R.(2000). Estado Providência na Sociedade Capitalista. Celta. Pasi, G., & Misuraca, G. (2020). Welfare 2.0: future scenarios of social protection systems in the digital age. Policy Design and Practice, 3(2), 163–176. https://doi.org/10.1080/25741292.2020.1770965 Silva, P. et al., (2002). O Modelo de Welfare da Europa do Sul Reflexões Sobre a Utilidade do Conceito. Sociologia, Problemas e Práticas, 38, 25-59.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não