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Disciplina Intervenção em Gerontologia Social

  • Apresentação

    Apresentação

    Face ao contexto que caracteriza a sociedade contemporânea, marcado pela evolução demográfica do envelhecimento da população e sendo o serviço social uma área profissional cuja ação decorre, com significativa expressão, no âmbito das questões associadas às pessoas idosas, esta Unidade Curricular assume uma relevância muito significativa na preparação de novos profissionais. O estudo da gerontologia, enquanto área de elevado interesse científico, e como campo do conhecimento que procura dar respostas aos desafios atuais, assume-se cada vez mais como uma disciplina indissociável do serviço social.  Nesta UC os estudantes têm oportunidade de desenvolver e adquirir competências especificas para uma intervenção social mais qualificada e adequada ao contexto do envelhecimento, da velhice e das pessoas idosas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Emergência e construção do conhecimento gerontológico 2. Abordagens conceptuais sobre a velhice e o envelhecimento (as diferentes idades, o idadismo e estereótipos sociais sobre a velhice e os mais velhos determinantes do envelhecimento, teorias e modelos do envelhecimento) 3. Sistemas de proteção na velhice: o papel das instituições e da família no apoio aos idosos (as respostas sociais para idosos em Portugal, a família no cuidado ao idoso dependente) 4. Saúde e bem-estar na velhice (a qualidade de vida das pessoas idosas, capacidade funcional, reabilitação e intervenção psicossocial em situação de dependência, autonomia, ambiente e assisted living) 5. Construção de novas formas de sociabilidade no processo de envelhecimento e na velhice (família e redes interpessoais, relações de apoio e de vizinhança, formas de participação e boas práticas) . Int 6 Intervenção Gerontológica- Papel e Práticas Profissionais no âmbito do Serviço Social. 7. Desenvolvimento da investigação em gerontologia
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular tem como principais objetivos: Situar o conhecimento gerontológico tendo como referência as transformações demográficas mundiais; Identificar e refletir sobre as principais abordagens teórico-concetuais relativas ao processo de envelhecimento na atualidade; Conhecer e saber problematizar sobre as principais questões relativas à condição da pessoa idosa; Ponderar a intervenção gerontológica tendo em conta a metodologia do planeamento, a elaboração de diagnósticos, a dinamização de processos ativos e participativos das pessoas idosas para potenciar a cidadania em idosos em projetos nacionais e locais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sessões de dimensão teórico-científica com recurso ao uso de metodologias expositivas, interrogativas e participativas. Espera-se que os alunos procedam à apresentação de trabalhos sobre as suas experiências de pesquisa, individual e coletiva, com auxílio de novas tecnologias. Sessões de dimensão prática com convidados com experiências significativas e diversas. Todas estas experiências pressupõem o desenvolvimentos do espírito crítico e da reflexividade nos estudantes 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bastos, A.; Faria, C.; Gonçalves, D.; Lourenco, H. (2015). Envelhecimento ao longo da vida e prática gerontológica: algures entre o pronto-a-vestir e o fato à medida?in Revista Exedra, pp.10-28. Câmara, S. B. (2019). "A institucionalização da gerontologia nos EUA e em Portugal". In Geriatria e Gerontologia no século XXI. SPGG. Canhão, H., Gil, P., Barros, P.,Branco, J. (2022).Desafios do Envelhecimento para Saúde, a Economia e a Sociedade. Editora Principia  Fernández-Ballesteros, R. (2004). Gerontologia Social. Ediciones Piramide Moreira, M. (2020). Como Envelhecem os Portugueses — Envelhecimento, Saúde, Idadismo. Fundação Francisco Manuel dos Santos Pinto,C.P. & Pinto, H.R. (2021). Envelhecimento: Dimensões e Contextos.Universidade Católica Editora Rosa, M. J. V. (2020). Um Tempo Sem Idades: Ensaio sobre o envelhecimento da população. Tinta da China  
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