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Apresentação
Apresentação
A unidade de Intervenção com Crianças e Jovens constitui uma UC integrada no 3º ano do plano de estudos da licenciatura em Serviço Social e visa trabalhar com os alunos diversas problemáticas associadas a este grupo de intervenção.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT119-22381
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A construção social da infância A proteção das crianças e a defesa dos seus direitos - A consagração dos direitos das crianças: Declaração dos Direitos da Criança (1959), Convenção dos Direitos da Criança (1989) A concetualização do risco na infância e juventude: Os conceitos de risco e perigo, Fatores e contextos de risco O sistema de proteção à infância e juventude em Portugal: Quadro legislativo e as medidas de promoção e proteção, Os serviços sociais e de proteção à infância Situações de risco associadas à infância e juventude: Os maus-tratos infantis, A criminalidade e a delinquência juvenil, Comportamentos aditivos, A mendicidade e a prostituição infantil, A violência em meio escolar e o bullying, A pobreza e o trabalho infantil A intervenção social em situações de risco/ perigo: Prevenção e estratégias de prevenção do risco, O Papel dos Profissionais em Relação à Prevenção do Risco (Papéis e Competências)
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Objetivos
Objetivos
Refletir sobre a questão da infância enquanto construção social, sensibilizar para a importância da proteção das crianças e a defesa dos seus direitos e, ainda, analisar situações de risco associadas à infância e juventude, numa perspetiva interdisciplinar e integradora da teoria e prática. A par destes objetivos (gerais), pretende-se ainda refletir sobre a intervenção do Assistente Social em situações de risco/ perigo e seu enquadramento no quadro do sistema de proteção à infância e juventude em Portugal.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino orienta-se para um processo centrado nas competências dos discentes e orientado para a compreensão e reflexão concetual dos temas. A avaliação será contínua, valorizando a participação dos discentes na dinâmica de aprendizagem. Assim, serão tidos em conta os seguintes elementos: Trabalho de grupo (sobre ponto 5 do programa), com apresentação oral, correspondendo a 40 % da nota final. 1 teste escrito, correspondendo a 40 % da nota final. Discussão/participação em aula, exercícios práticos, representando 20% da nota final. A média dos elementos de avaliação deverá ser maior ou igual a 9,5 valores. O exame de recurso será constituído por um teste escrito (100%), cuja nota mínima para a sua aprovação é de 9,5 valores.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alexandre, J., & Barata, M.C. (2020). Intervenção comunitária com crianças e jovens em risco. In R. Barroso & D. D. Neto (Eds.). A prática profissional da psicologia na justiça (1ª ed., pp. 123-135). Ordem dos Psicólogos Portugueses. Magalhães, E., & Baptista, J. (2021). Acolhimento familiar de crianças e jovens em perigo: Manual para profissionais. Pactor. Magalhães, E., Monteiro, L., Calheiros, M. et al., (2023). Crianças em risco e perigo: Contextos, investigação e intervenção (V6). Edições Sílabo Peixoto, C.S, & Oliveira, M.S. (2021). Acolhimento residencial de crianças e jovens em perigo: Conceitos, prática e intervenção. Pactor. Sampaio, D., Cruz, H., & Carvalho, M.J. (2011). Crianças e fovens em risco - A família no centro da intervenção. Ed. Princípia.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não