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Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende apresentar os principais conceitos e teorias que procuram explicar as atitudes e comportamentos dos indivíduos e as dinâmicas interpessoais que ocorrem em contexto organizacional. Espera-se que os estudantes compreendam como poderão intervir nestes processos na sua futura prática profissional, potenciando o seu desempenho, enquanto assistentes sociais, junto das suas entidades empregadoras.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT119-7449
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Psicologia Social e das Organizações 1.1. O Comportamento Organizacional 1.2. A psicologia do comportamento organizacional 2. O Comportamento Humano nas Organizações 2.1. Fundamentos do comportamento individual (diferenças individuais, perceções e atitudes, personalidades e motivação) 2.2. Fundamentos do comportamento em grupo (estruturas e processo de grupo e equipas de trabalho) 3. A Comunicação nas Organizações 3.1. As funções e o processo de comunicação 3.2. A comunicação interpessoal e organizacional 3.3. Barreiras para a comunicação eficaz 3.4. Conflito e negociação 4. Processos de Tomada de Decisão e de Liderança nas Organizações 4.1. O processo de decisão individual 4.2. O processo de decisão grupal 4.3. A liderança nas organizações 5. Mudança e Intervenção nas Organizações 5.1. Clima e Cultura Organizacional 5.2. Resistência à Mudança 5.3. Mudança e Intervenção nas Organizações
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Objetivos
Objetivos
Familiarizar os estudantes para a importância das dimensões sociais e humanas no funcionamento das organizações Dar a conhecer as principais teorias da Psicologia Social e das Organizações Promover a reflexão sobre os processos individuais e grupais do comportamento organizacional; Desenvolver o conhecimento sobre a comunicação, os processos de decisão, de liderança e de mudança organizacional.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino orienta-se para um processo centrado nas competências dos discentes e orientado para a compreensão e reflexão concetual dos temas. A avaliação será contínua, valorizando a participação dos discentes na dinâmica de aprendizagem. Assim, serão tidos em conta os seguintes elementos: 2 testes escritos, correspondendo a 60 % (30%+30%) da nota final. Discussão/participação em aula, exercícios práticos, representando 40% da nota final. A média dos elementos de avaliação deverá ser maior ou igual a 9,5 valores. O exame de recurso será constituído por um teste escrito (100%), cuja nota mínima para a sua aprovação é de 9,5 valores.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alexandre, J., Ramos, S., & Lopes, D. (2022) (Coords). Psicologia social e das organizações: Métodos, estudos e perspetivas. Edições Sílabo. Crisp, R., Turner, R., Meleady, R. (2024). Essential social psychology (5Ed). Sage. Gilovich, T., Keltner, D., Chen, S., & Nisbett, R.E. (2018). Social psychology. International student Edition. WW Norton & Co Paolini, S., Turner, R., Vasiljevic, M., & Crisp, R. (2024). Social psychology: Foundations, advances and applications. SAGE publications Ltd Truxillo, D.M., Bauer, T.N., & Erdogan, B. (2021). Psychology and work: An introduction to industrial and organizational psychology. Routledge.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não