-
Apresentação
Apresentação
A UC de Introdução ao Pensamento Contemporâneo torna-se pertinente para o curso de Sociologia, na medida em que, entre outras possibilidades, ajudar a formar uma análise crítica da sociedade contemporânea, beneficiando dos contributos de diversos autores.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT45-117
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.A Génese do Pensamento contemporâneo. 2. O pensamento de Hobbes (1588 - 1679) e o Leviathan. 3. O pensamento liberal: John Locke (1632-1704), Adam Smith (1723-1790), Stuart Mill (1806- 1873), Alexis Tocqueville (1805-1859). As grandes linhas do pensamento liberal. 4. O pensamento marxista - o marxismo ocidental ( de A.Gramsci à Escola de Frankfurt). 5. Pós-Industrial - da robótica industrial à Internet e à sociedade da informação. 6. Moderno e pós-Moderno: as caracteristicas gerais do pós-modernismo. 7. O século XX: "a crise do liberalismo, a democracia e a crise dos neos". A crítica do «totalitarismo» - a crise da Modernidade. 8. O pensamento e as ideias políticas em Portugal no século XX - O Concílio Vaticano II e o pensamento cristão europeu. 9.O século XXI e as «novas ideias» na Europa e no Mundo - As redes sociais e as mobilizações sociais - o Terrorismo e os radicalismos políticos e religiosos no Mundo, 10. Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança.
-
Objetivos
Objetivos
Com esta UC pretende-se dotar os alunos, em primeiro lugar, de instrumentos conceptuais adequados não só a uma eficaz operacionalização do pensamento analítico, reflexivo e articulado aos grandes temas da contemporaneidade, mas também, em segundo lugar, de capacidades que lhespermitam compreender as grandes correntes de pensamento que mais influenciaram e influenciam a história contemporânea. Os alunos com esta UC deverão adquirir capacidades de analisar criticamente as diferentes etapas do Pensamento Contemporâneo e serem capazes de adaptar as teorias dos diferentes autores à realidade do século XXI, em consonância com o pensamento europeu.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas pressupõem espaço de participação dos alunos. Fomenta-se o debate e a análise critica das matérias apresentadas em aula. A avaliação pressupõe a realização de 2 testes escritos de avaliação de conhecimentos obrigatórios e presença e participação em aula. 1º Teste 45% + 2º Teste 45% + Presença e particpação em aula 10%
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amaral, D.F. (2011) História do Pensamento Político Ocidental. Coimbra: Almedina. Banond, I. (2014). História das Ideias Políticas. Parede: Principia. Cunha, J.S. (1981). História Breve das Ideias Políticas. Porto: Lello & Irmão. Ferro, P.R. (2012). Democracia Liberal. Coimbra: Almedina. Giddens, A. (2019). O mundo na era da globalização . (9ª ed.). Lisboa: Presença. Kilcullen, J (ed.) (2019). Medieval Political Philosophy. California: Stanford University Press. Kukathas, C. & Pettit, P. (2005). Rawls: «uma teoria da justiça» e os seus críticos. Lisboa: Gradiva. Locke, J. (2014). Carta sobre a Tolerância. Lisboa: Ed. 70. Manent, P. (2015). História Intelectual do Liberalismo. Lisboa: Ed. 70 Neves, F. S. (2015). Introdução ao Pensamento Contemporâneo. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Sen, A. (2010). A Ideia de justiça. Coimbra: Almedina. Silva, J.M.R. (2013). A Nova ordem Internacional e a Crise Europeia. Lisboa: Chiado Editora.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não