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Apresentação
Apresentação
A disciplina visa consolidar e interligar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas antecedentes da mesma subárea de estudos. Pretende-se assim que os discentes se tornem aptos a conceptualizar, implementar e concretizar um estudo realizado por recolha de informação por amostragem, aplicado à realidade da Ciência Política. Concomitantemente é objetivo que os estudantes consigam interpretar detalhadamente os resultados de qualquer sondagem política ou estudos de opinião ou de mercado realizados por outrem e também que adquiram capacidade de diálogo com empresas da especialidade.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT45-14176
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O que é a opinião pública e como podemos estudá-la? 2. Factores da Opinião Pública 3. Inquéritos e Sondagens. Sondagens: História. Desenvolvimento do Campo das Sondagens em Portugal. 4. Sondagens: Modalidades. Passos no planeamento de uma sondagem. 5. Como fazer perguntas? 6. Amostragem. Tipos de Erro nas Sondagens. 7. Mini Laboratório de Análise de Dados de Sondagens 8. Relatórios: Como preparar 9. Média e Sondagens 10. Outros estudos de opinião: focus groups, análise de sentimento nas redes sociais
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Objetivos
Objetivos
No final da unidade curricular, o estudante deve ser capaz de: - Planear um trabalho de campo de estudo de opinião / sondagem capaz de satisfazer um objetivo pré-definido - Realizar esse trabalho, chefiando se necessário os meios necessários - Tratar descritivamente e de forma inferencial os dados obtidos - Interpretar resultados de sondagens
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Recurso a resultados de sondagens publicadas na imprensa para posterior comentário.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Magalhães, P. (2011). Sondagens, Eleições e Opinião Pública. FFMS. Bethlehem, J. (2018). Understanding Public Opinion Polls. CRC Press. Vicente, P., Reis, E., & Ferrão, F. (2001). Sondagens - A amostragem como factor decisivo de qualidade, 2 Ed. Edições Sílabo Xufre, P., Pereira, L. N., Coelho, P. S., & Pinheiro, J. A. (2020). As sondagens - Princípios, metodologias e aplicações, 2 Ed. Escolar Editora
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não