filmeu

Disciplina Teorias Sociológicas Clássicas

  • Apresentação

    Apresentação

    Dar a conhecer a necessidade da emergência das Ciências Sociais e Humanas e, em particular, da Sociologia, no tempo e no espaço; Conhecer e saber interpretar as abordagens e problemáticas tratadas nas principais obras clássicas; Introduzir os alunos no pensamento sociológico: raciocínio, reflexão e crítica; Conhecer os fundamentos epistemológicos da sociologia (do senso comum ao raciocínio sociológico), através da análise dos principais contributos teóricos dos clássicos; Ter capacidade reflexiva a partir dos autores em referência bibliográfica; Estimular a capacidade dessa reflexão, crítica e analítica, com o debate de ideias com todos os alunos; Compreender a relação entre a teoria produzida e, em cada tempo e em cada espaço, a investigação empírica no campo da Sociologia.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Análise do contexto social, político e económico com abordagem da emergência das Ciências Sociais, nomeadamente da Sociologia. Emergência do positivismo e fundamentação teórica, objetivada no conhecimento científico sobre a realidade social. Análise de autores clássicos das Ciências Sociais e da Sociologia: O evolucionismo socia de H. Spencer. A tradição positiva de A. Comte continuada e E. Durkheim particularizando a precisão das regras do método sociológico como procedimento empírico da análise dos factos sociais. A tradição compreensiva de Max Weber e de G.Simmel, focando a interação social, a representação e o poder dos atores na ação social. A concetualização de comunidade e sociedade de F. Tönnies. O materialismo histórico de Karl Marx, as desigualdades sociais e os interesses de classe na determinação da ação social.   
  • Objetivos

    Objetivos

    Os alunos deverão adquirir conhecimentos e competências sobre os: Fundamentos epistemológicos da Sociologia; Problemáticas das obras dos principais autores clássicos das Ciências Sociais, com a centralidade na Sociologia; Compreender a complementaridade / rutura e construção/ desconstrução/ reconstrução entre as várias abordagens teóricas; Analisar e saber refletir (pensar sobre o pensar) com exterioridade, de forma crítica e analítica; Saber expor oralmente e por escrito as suas ideias, argumentar e debater.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Debates sobre a atualidade de alguns temas analisados pelos autores clássicos da sociologia nas sociedades contemporâneas. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aron, R., As Etapas do Pensamento Sociológico, 8ª edição, Lisboa, D. Quixote, 2007(1965)   Braga da Cruz, M., Teorias Sociológicas. Os Fundadores e os Clássicos - Antologia de Textos, Lisboa, FC Gulbenkian, 1989 Ferreira, J.M.C et al., Sociologia, Lisboa, Escolar Ed., 2013 Giddens, A., Capitalismo e Moderna Teoria Social, Lisboa, Presença, 2005 (1972) Laval, C., L´Ambition Sociologique, Paris, Gallimard, 2012 (2002) Molénat, X. et al., Sociologia. História, Ideias, Correntes, Lisboa, Ed. Texto & Grafia, 2011 Nisbet, R.A., La Tradition Sociologique, Paris, PUF, 1984 (1966) Weber, M., Economia e Sociedade. Fundamentos da Sociologia Compreensiva, Vol. I, Brasília, Ed. da UnB, 1994
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios