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Apresentação
Apresentação
Dar a conhecer a necessidade da emergência das Ciências Sociais e Humanas e, em particular, da Sociologia, no tempo e no espaço; Conhecer e saber interpretar as abordagens e problemáticas tratadas nas principais obras clássicas; Introduzir os alunos no pensamento sociológico: raciocínio, reflexão e crítica; Conhecer os fundamentos epistemológicos da sociologia (do senso comum ao raciocínio sociológico), através da análise dos principais contributos teóricos dos clássicos; Ter capacidade reflexiva a partir dos autores em referência bibliográfica; Estimular a capacidade dessa reflexão, crítica e analítica, com o debate de ideias com todos os alunos; Compreender a relação entre a teoria produzida e, em cada tempo e em cada espaço, a investigação empírica no campo da Sociologia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT45-16961
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Análise do contexto social, político e económico com abordagem da emergência das Ciências Sociais, nomeadamente da Sociologia. Emergência do positivismo e fundamentação teórica, objetivada no conhecimento científico sobre a realidade social. Análise de autores clássicos das Ciências Sociais e da Sociologia: O evolucionismo socia de H. Spencer. A tradição positiva de A. Comte continuada e E. Durkheim particularizando a precisão das regras do método sociológico como procedimento empírico da análise dos factos sociais. A tradição compreensiva de Max Weber e de G.Simmel, focando a interação social, a representação e o poder dos atores na ação social. A concetualização de comunidade e sociedade de F. Tönnies. O materialismo histórico de Karl Marx, as desigualdades sociais e os interesses de classe na determinação da ação social.
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Objetivos
Objetivos
Os alunos deverão adquirir conhecimentos e competências sobre os: Fundamentos epistemológicos da Sociologia; Problemáticas das obras dos principais autores clássicos das Ciências Sociais, com a centralidade na Sociologia; Compreender a complementaridade / rutura e construção/ desconstrução/ reconstrução entre as várias abordagens teóricas; Analisar e saber refletir (pensar sobre o pensar) com exterioridade, de forma crítica e analítica; Saber expor oralmente e por escrito as suas ideias, argumentar e debater.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Debates sobre a atualidade de alguns temas analisados pelos autores clássicos da sociologia nas sociedades contemporâneas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aron, R., As Etapas do Pensamento Sociológico, 8ª edição, Lisboa, D. Quixote, 2007(1965) Braga da Cruz, M., Teorias Sociológicas. Os Fundadores e os Clássicos - Antologia de Textos, Lisboa, FC Gulbenkian, 1989 Ferreira, J.M.C et al., Sociologia, Lisboa, Escolar Ed., 2013 Giddens, A., Capitalismo e Moderna Teoria Social, Lisboa, Presença, 2005 (1972) Laval, C., L´Ambition Sociologique, Paris, Gallimard, 2012 (2002) Molénat, X. et al., Sociologia. História, Ideias, Correntes, Lisboa, Ed. Texto & Grafia, 2011 Nisbet, R.A., La Tradition Sociologique, Paris, PUF, 1984 (1966) Weber, M., Economia e Sociedade. Fundamentos da Sociologia Compreensiva, Vol. I, Brasília, Ed. da UnB, 1994
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não