filmeu

Disciplina Comportamento Organizacional: Estruturas e Processos

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se desenvolver e problematizar um conjunto de conhecimentos e de informações no âmbito do Comportamento Organizacional, conjunto que contribui para alicerçar o estudo específico da Sociologia, relacionando o mesmo com a sociedade contemporânea e as inerentes questões de ordem ética e deontológica. Abordam-se as temáticas do comportamento individual e intergrupal, da tomada de decisão em grupo, dos fenómenos de conflito, e do poder e política. No final do programa abordam-se temas atuais: comportamento intercultural, inclusão e diversidade, e sustentabilidade ambiental. A Unidade Curricular trabalha fenómenos sociais que caracterizam o dia a dia dos indivíduos, grupos e organizações. A abordagem teórica introdutória visa despertar o interesse dos alunos para a análise e compreensão sociológica dos mesmos, contribuindo para uma maior eficácia nos processos de aprendizagem dos vários subramos da Sociologia.       
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos programáticos: Introdução ao Comportamento Organizacional. Contextualização da Sociedade do Conhecimento: Formação e Competências. Funções do Gestor Sociólogo. Comportamento Individual: Personalidade e Aptidões. O Processo Percetual. Comportamento Grupal e Socialização Organizacional: Formação de Grupo. Fatores que explicam o comportamento nas organizações. Formação de Equipas. Breve introdução ao processo de Comunicação Organizacional. Liderança e Cultura Organizacional. Temas Contemporâneos transversais: diversidade e inclusão; sustentabilidade organizacional com foco na sustentabilidade ambiental - Triple bottom line e os ODS das Nações Unidas.
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se capacitar os alunos através: - Da compreensão da importância do estudo científico dos fenómenos sociais e respectiva complexidade, em particular, nas organizações, - Da identificação e conhecimento de instrumentos de intervenção no âmbito dos mesmos, em contexto organizacional, - Do desenvolvimento das competências individuais (e.g. iniciativa, criatividade, cooperação, comunicação e reforço da complexidade da matriz cognitiva), - Do desenvolvimento das competências de trabalho em grupo e de análise dos fenómenos sociais, - Potenciar a sua capacidade de actuação nas organizações e na sociedade,  - Fortalecer o exercício da cidadania activa individual e colectiva, - Sensibilizar para as questões éticas, sociais e ambientais que actualmente perpassam a Sociedade da Comunicação e da Informação/Sociedade do Conhecimento.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Adopta-se uma metodologia de ensino que engloba a exposição oral, a realização de exercícios e o debate permanente em sala de aula, maioritariamente gerido pelos alunos. O trabalho de grupo pressupõe atividades de I&D no âmbito da temática atribuída, e o Relatório prossegue as normas APA. O último ponto do programa discute fenómenos sociais contemporâneos, fundamentais para o futuro das sociedades e amplamente dependentes do comportamento humano, aos vários níveis.    
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Caetano, A., Neves, J. G., & Ferreira, J. M. C., (2021). Psicossociologia das Organizações: Fundamentos e Aplicações. Edições Sílabo. Cunha, M. P.; Rego, A.; Cardoso, C.; Cunha, R; Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8ª ed.). Editora RH. Figueiredo, P.C., Alves, Mª João J., Rouco, C. (2024). Reskilling in the Artificial Intelligence Era. in P.C.N. Figueiredo (ed.). Complex AI Dynamics and Interactions in Management. (Chapter 3). IGI Global. 48-64.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios