-
Apresentação
Apresentação
A presente UC visa compreender o desvio e a delinquência como produto social à luz da emergência da sociedade urbana e criminógena, munindo os alunos, futuros sociólogos, de uma visão holística dos problemas sociais mais atuais e sobre os quais vão atuar na sua vida profissional e académica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT45-885
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Desvio, sociologia do desvio, crime, incivilidade, violência, contravenção, contraordenação. CP2: O processo civilizacional e a sociedade de risco global. O crime como produção social; CP3: Teorias sociológicas explicativas do crime; CP4: Desvio e género.
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Conhecer os fundamentos da sociologia dos comportamentos desviantes como produção social à luz da emergência da sociedade urbana; OA2: Consolidar o estado da arte no domínio da sociologia do desvio e da violência; OA3: Conhecer as teorias explicativas do crime e os debates atuais na Sociologia do Desvio; OA4: Desenvolver o sentido crítico, cientificamente fundamentado, com base em conceitos de matriz sociológica; OA5: Desenvolver a compreensão das problemáticas relacionadas com a evolução da sociedade num contexto de risco e de procura de respostas adequadas por parte das instâncias formais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas onde se pretende estimular a reflexão conjunta e a capacidade de argumentação cientificamente sustentada. Avaliação contínua inicial: assiduidade (10%), apresentação oral (recensão crítica) sobre um tema a designar pelo docente, sem o apoio de auxiliares (20%) e uma frequência escrita (70%). A assiduidade será controlada e o(a) aluno(a) que faltar mais do que 5 (cinco) aulas, reprova na UC, não podendo ser avaliado na época de avaliação contínua inicial, pois será considerado como não tendo frequentado a UC (sendo avaliado na época de recurso). As justificações, comprovadas documentalmente, relevam para a não reprovação por faltas, mas não são consideradas para a assiduidade. No teste escrito, com a duração de duas horas, o(a) aluno(a) deve obter uma nota igual ou superior a 10 (dez) valores para que possa fazer média com os outros elementos de avaliação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ELIAS, N. (2006). O Processo Civilizacional. Publicações Dom Quixote. GRILO, M. e POIARES, N. (2022). Mulheres e Desvio: Crimes Sexuais e Magistratura Judicial. ex ¿quo, 45, 65-82. DOI: https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.45.06 LOBÃO, D. e POIARES, N. (2022). A violência filioparental na adultez emergente em Portugal, Estudos de Sociologia, 2 (28), 81-106. Universidade Federal de Pernambuco. ISSN: 1415-000X, eISSN: 2317-5427 MACHADO, H. (2008). Manual de Sociologia do Crime. Edições Afrontamento. POIARES, N. e DIAS, E. (2019). Igreja Católica e Direito Criminal: uma abordagem sociológica ao Código Penal Português (1886), REVER, UCP e PUC de São Paulo, 311-329. POIARES, N. (2023). A violência doméstica em África: o ensino do Direito Penal em contexto multicultural. Edições Almedina. POIARES, N. (2024). Polícia e Direitos Humanos: Multiculturalismo, Género, Saúde Mental e LGBTQIA+ (2.ª edição). Edições Almedina.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não