-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Tecnologias Digitais Aplicadas ao Turismo tem como objetivo promover e aprofundar conhecimentos ao nível das tecnologias e dos sistemas de informação, permitindo alargar a capacidade de compreensão acerca do seu funcionamento e importância para o setor do Turismo. Nesta unidade curricular são abordados os conceitos fundamentais relacionados com esta área de conhecimento, sua aplicação e enquadramento neste setor. As tecnologias e os sistemas de informação assumem particular relevância num setor da economia que depende cada vez mais da literacia digital dos seus profissionais, não apenas ao nível das necessidades do back-office e front-office, mas também no relacionamento digital com os mercados e seus clientes.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT225-13750
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceitos de Sistemas e Tecnologias de informação Utilização da Folha de cálculo Excel - Fórmulas e Funções - Tabelas de dados - Tabelas e Gráficos, Dinâmicos Bases de Dados Processos de Negócio
-
Objetivos
Objetivos
1 - Promover competências na utilização de packages horizontais de apoio aos processos/rotinas associadas às diferentes áreas funcionais numa organização ligado ao setor do Turismo.. 2 - Promover o domínio e utilização de tecnologias e sistemas de informação típicos e específicos do setor do Turismo, nomeadamente programas de processamento de texto, apresentação e folhas de cálculo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Uso de plataformas práticas digital - gamificação: Kahoot
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ribeiro, R., Veiga, P. (2022). Transformação Digital: os desafios, o pensar e o fazer. Edições Almedina Agutter, C. (2020). ITIL® 4 Essentials: Your essential guide for the ITIL 4 Foundation exam and beyond, second edition (2nd edition). IT Governance Publishing. Arkhipov, I. (2023). Information Technology Essentials: For business analysts and project managers. Independently published. Haes, S. D., Grembergen, W. V., Joshi, A., & Huygh, T. (2019). Enterprise Governance of Information Technology: Achieving Alignment and Value in Digital Organizations (3rd edition). Springer. Reynolds, G. (2018). Ethics in Information Technology (6th edition). Cengage Learning. Carvalho, A. (2017). Excel para gestão. FCA - Editora de Informática White, S. (2012). BPMN 2.0 Handbook (2nd edition).WfMC
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim