-
Apresentação
Apresentação
Esta disciplina abrange o conhecimento adquirido ao longo de todo o curso, sendo necessário aplicar conhecimentos de estratégia e marketing, assim como de finanças, contabilidade, gestão de pessoas e operações e qualidade no turismo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT225-13758
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A evolução do conceito de projeto 2. Tipos de projeto de investimento turístico 3. Análise Estratégica de Projetos 3.1. Tipos de estratégia e instrumentos de análise 3.2. Planeamento estratégico de marketing 4. A decisão económica e a decisão de financiamentos dos investimentos 5. Noção de avaliação. Modalidades de avaliação de políticas, programas, projetos de desenvolvimento e ordenamento 6. Critérios de avaliação de projetos: critérios financeiros, económicos, sociais e ambientais 7. Principais conceitos e métodos de avaliação financeira de projetos 8. Avaliação a preços constantes e correntes 9. Preparação de um dossier de investimento (estudo de casos) 10. Orientações para a elaboração de um projeto de investimento em turismo
-
Objetivos
Objetivos
Nesta disciplina procura-se transmitir informação útil e relevante para os alunos que se iniciam nas questões financeiras dos projetos de investimento através do fornecimento de um suporte teórico e prático sobre a problemática da gestão e planeamento do turismo ou da gestão de empresas turísticas. Assim, proporciona-se uma formação científica e técnica no âmbito da avaliação financeira, económica e social. Saber organizar, executar e analisar projetos de investimento, determinar qual o melhor meio de financiamento disponível no mercado e os pontos sensíveis dos projetos e criar condições de minimização do risco de investimento constituem os objectivos fulcrais desta unidade curricular.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos deverão desenvolver um projeto, o qual será dividido em 3 milestones, sendo que a primeira vale 40% da nota e as restantes valem 20%. A apresentação final vale 20%. Em cada milestone, os elementos do grupo deverão enviar diretamente ao professor a autoavaliação individual do grupo. Assim, a nota do trabalho de grupo será corrigida de -3 a +3 consoante essa avaliação. O método de avaliação é composto por análise do projeto escrito e avaliação da apresentação com um avaliador externo. Como metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem é utilizada a avaliação com um convidado externo, proporcionando maior isenção no processo de avaliação dos trabalhos, trazendo também aos alunos a possibilidade de terem uma análise a partir da ótica de um profissional do mercado.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Guião facultado pelo professor Burukina, O. (2021). "Systemic Management of Tourism Projects for Sustainable Tourism Development". Journal of Emerging Trends in Marketing and Management, I(1), 88-98. Peric, M. (2022), "Do Tourism and Project Management Need Each Other? Insight From Top-Ranked Tourism and Project Management Journals". Tourism: An International Interdisciplinary Journal, 70(4), 536-554.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim