-
Apresentação
Apresentação
Os eventos constituem uma forma bastante eficaz de potencializar uma marca, seja de uma empresa ou de um destino turístico. Nas últimas décadas, os eventos e as ações de animação promovidas nos destinos turísticos tornaram-se instrumentos poderosos que podem consolidar a marca do destino na mente dos consumidores, que no caso da atividade turística, assumem o papel de visitantes. Uma boa organização dos eventos, assim como uma gestão eficiente de todas as fase e recursos que o envolvem é, pois, fundamental para o sucesso do mesmo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT225-6317
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Planear as etapas que constituem o evento, desde a negociação à realização, Gerir eficientemente as equipas e recursos necessários para a realização de cada evento; Definir as ferramentas de comunicação e marketing, de acordo com as caraterísticas do evento; Adaptar as regras de etiqueta e protocolo às especificidades de cada evento; Planear estratégias de animação turística adaptadas às caraterísticas do evento; Planear a viabilização financeira do evento.
-
Objetivos
Objetivos
Esta Unidade Curricular pretende dotar os discentes de conhecimentos relativos à gestão e organização de eventos turísticos. Pretende-se que os alunos aprofundem os conhecimentos sobre as diferentes fases da organização de eventos e os recursos necessários para a conceção dos mesmos. No final do semestre, o aluno deve estar apto a: Organizar e planear as várias tipologias de eventos; Identificar os recursos técnicos, humanos e equipamentos necessários para a realização do evento; Compreender a impotência da comunicação e promoção dos eventos; Aplicar as normas de protocolo específicas para a realização de cada evento; Desenvolver o orçamento do evento.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Durante o decorrer das aulas, os alunos terão a possibilidade de contactar com o mundo real, através da participação em Seminários com especialistas que desempenham funções em empresas ligadas aos Eventos, quer internacionais quer nacionais, por forma a serem desenvolvidas capacidades criativas e a capacidade de resolver problemas progressivamente mais complexos. Deste modo, serão realizados vários seminários temáticos e visitas de estudo. Será também aplicada a metodologia da Sala de Aula Invertida através de trabalhos em grupo para resolver problemas, estudos de casos e aprendizagem entre pares.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Allen, Johnny; O¿Toole, William; McDonell, Ian; Harris, Robert (2008), Organização e Gestão de Eventos, Rio de Janeiro: Elsevier Editora. Cabero, Luisa Cristina, (2012), Organización de Reuniones y Eventos, Ediciones Paraninfo, SA. Getz, Donald (2007), Event Studies - Theory, research and policy for planned events, Oxford: Elsevier, Butterworth- Heinemann. Pedro, F., Caetano, J., Christiani, K., Rasquilha, L. (2009), Gestão de Eventos, Quimera Editores. Raj, Razaq; Walters, Paul; Rashid, Tahir (2008), Events Management ¿ An integrated and pratical approach, London: Sage Publications. Silvers, Julia Rutherford, (2004), Professional Event Coordination, New Jersey, John Wiley & Sons, Inc. Vieira, M. (2015) Eventos e Turismo. Planeamento e Organização. da teoria à Prática. Edições Sílabo. Lisboa. Zanella, L. (2012), Manual de Organização de Eventos (5ª Edição), Atlas.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim