filmeu

Disciplina Projeto de Arquitetura V

  • Apresentação

    Apresentação

    A abordagem nesta unidade curricular (UC) orienta-se para um primeiro contacto com o projecto de arquitetura nas suas va¿rias componentes. Pretende-se desenvolver um conjunto de exerci¿cios, de compexidade interme¿dia ao ni¿vel programa¿tico e territorial, mas ja¿ orientados para a concretizac¿a¿o de um projeto completo arquiteto¿nico. De um olhar para a realidade construi¿da, a¿ elaborac¿a¿o de um conceito, ao desenvolvimento cri¿tico das soluc¿o¿es, e terminando na comunicac¿a¿o e representac¿a¿o final do projecto. Este semestre trabalhará a temática da habitação, na sua concepção plurifamiliar, como resposta a um lugar, a uma sociedade e aos seus habitantes. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Tema Geral Arquitectura e Território - Arquitetura centrada na Cultura: criatividade, inclusa¿o e qualidade do ambiente construi¿do. A Multifunc¿a¿o e a Habitac¿a¿o. Conhecer e Manusear diferentes tipologias arquiteto¿nicas Consolidar metodologia de Projeto Arquiteto¿nico num territo¿rio real Aplicar a dimensa¿o construtiva infraestrutural e estrutural no partido arquiteto¿nico
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que o aluno comec¿e a entender a linguagem da disciplina da arquitcetura, a relac¿a¿o da mesma com o contexto construido, os diversos ni¿veis de possibilidades projectuais. Uma especial orientac¿a¿o para as ferramentas projectuais da arquitcetura, a procura atrave¿s do esquic¿o, o desenvolvimento atrave¿s do desenho de plantas cortes e alc¿ados, o entendimento morfolo¿gico atrave¿s da construc¿a¿o de maquetas.O aluno sera¿ ainda orientado para comec¿ar a desenvolver um discurso teo¿rico que suporte as escolhas projectuais. Pretende-se por um lado entender e estudar a tipologia de habitac¿a¿o multifamiliar, na forma como foi sendo definida no tempo, alterando-se atrave¿s de ruturas e desenvolvimentos internos (programa, tecto¿nica), externos e de contexto (fatores econo¿micos, sociais e locais). Por outro lado, queremos estudar a possibilidade de flexibilizac¿a¿o e transformac¿a¿o do edificado urbano, e o sentido da func¿a¿o programa¿tica na cidade contempora¿nea.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    1. Estimular o exercício do pensamento e da criatividade  2. Estimular o contacto com pensamento adquirido,  3. Estimular o conhecimento da cultura arquitectónica através  4. Estimular a vivenciação e o desfrute espacial  5. Estimular o trabalho laboratorial  6. Introduzir a gramática da comunicação de um objecto arquitectónico   
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CAERI, Francesco, Walkscapes – o caminhar como prat¿ ica estet¿ ica. Barcelona, Gustavo Gili 2014 CHING, Francis, A¿BALOS, Inaki, A boa-vida - Visita guiada a¿s casas da modernidade, Editorial Gustavo Gili, 2003; AICHER, Otl, La cocina para cocinar – El final de una doctrina arquitecto¿nica, Editorial Gustavo Gili, 2004; GALFETTI, Aure¿lio, Pisos Piloto, Ce¿lulas dome¿sticas experimentales, Editorial Gustavo Gili, 1997; KREBS, Jan, Design and living, Birkha¿user, 2007; MONTEY, Xavier, e FUERTES, Pere, Casa Collage, Un ensayo sobre la arquitectura de la casa, Editorial Gustavo Gili, 2001;  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios