-
Apresentação
Apresentação
A UC Geometria 2.1. está comprometida com a prática da representação gráfica do espaço e dos objetos em perspetiva no contexto da arquitetura. Considerando no campo da perspetiva os teóricos fundamentais e os seus métodos, faz uma abordagem histórica desde o Renascimento. Ao fornecer aos estudantes os conhecimentos teórico-práticos no entendimento e na representação do espaço em perspetiva, funciona como uma gramática do desenho, estabelecendo uma ponte entre as necessidades de representação no projeto de arquitetura e da sua visualização. Na sua operatividade de rigor lógico-dedutivo, desenvolve por um lado uma prática especifica, por outro e na sua continuidade, proporciona conhecimentos de ordem cientifica fundamentais na prática do desenho como atividade intelectual ao serviço da representação livre, criativa mas principalmente na investigação formal da organização do espaço no ato de projetar em arquitetura.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP286-14452
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução À Perspetiva Linear 1. Introdução À Perpspetiva Linear Fundamentos da Geometria projetiva. Teorema de Desargues Projeção Cónica. O Desenho de representação enquanto sistema de projeção. Perspetiva Linear. O perspetógrafo. 2. Sistemas De Representação Em Perspetiva 2.1 Construção Legitima; Resenha Histórica, contextualização. A perspetiva de Brunelleschi. A critica de Leonardo. 2.2.Construção Abreviada O Ponto Principal O véu de Alberti, 2.3. Construção pelos Pontos de Distância Pontos de Distância 3. Sombras I Estudo da teoria das sombras aplicado à perspetiva. Foco a distância finita. 4.Transformação espacial I Anamorfoses
-
Objetivos
Objetivos
Incentivar as capacidades lógico-dedutivas e de abstração espacial do estudante. Desenvolver capacidades e forncecer ferramentas, de análise e representação gráfica. Construir uma atitude analítica e sintética relativamente na representação do mundo, dos objetos e do espaço. Adquirir saberes que permitam utilizar os sistemas projetivos de representação geométrica como conhecimento e entendimento das formas dos objetos e do espaço. Iniciar a consciência da problematização critica da relação da Perspetiva Linear e a sua evolução contextual na história da civilização e da representação do mundo. Entender a Perspetiva Linear como uma ferramenta mental de representação mediada pelos mecanismos da ótica, pelos fundamentos da perceção e por um conjunto de princípios técnicos. Sensibilizar o estudante para a problemática das limitações dos princípios técnicos da perspetiva linear. Desenvolver a ideia da Geometria como processo de análise e medida lógico-dedutiva no processo de representação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC, de avaliação contínua, aplica a metodologia de avaliação diária, compromentendo o estudante num processo de ensino-aprendizagem consequente em todas as aulas. Nas diferentes metodolgias há o constante recurso ao ARQ, Arquivo de Desenho e Imagem constituído na sua totalidade por trabalhos de ex-estudantes da UC.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Izquierdo, Asensi Fernando (2011) Geometría Descriptiva I (Sistemas e Perspectivas), Madrid, Izquierdo editores. Xavier, João Pedro (1997). Perspectiva, perspectiva acelerada e contraperspectiva, Porto, FAUP. Ricca , Guilherme (2006). Método de Monge (3ª ed), Lisboa Fundação Calouste Gulbenkian. Thomae, Reiner (1979). Perspetiva y Axonometria Bartrina, Lluís Villanueva 2001.Perspectiva Lineal, su construcción y su relación con la fotografía, Barcelona, Ediciones UPC Panofsky, Erwin (1999). A perspectiva como forma simbólica, Lisboa: Edições 70.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não