-
Apresentação
Apresentação
O objetivo fundamental da Unidade Curricular (UC) é aprofundar os conhecimentos sobre a cidade e incentivar à reflexão e pensamento crítico. Este objetivo desdobra-se em dois propósitos complementares. Por um lado, a UC centra-se nos agentes e processos de transformação urbana. Pretende-se fortalecer o corpo teórico, de modo a compreender o papel fundamental que as cidades e o planeamento urbano desempenham, relacionando os elementos físicos com a qualidade de vida urbana e com a sustentabilidade social, económica e ambiental. Por outro lado, a UC centra-se na compreensão da forma física da cidade como suporte ao exercício da arquitetura e à UC de Projeto 4.1, e como instrumento para um desenho consciente da cidade. Pretende-se trabalhar com os diferentes elementos que estruturam a dimensão física da cidade, e a relação que se estabelece com outras dimensões (social, económica e ambiental).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
4 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP286-25536
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Análise do lugar: enquadramento histórico; forma urbana; análise visual e perceção do meio ambiente; atividades e vida urbana. A importância do chão da cidade e os fundamentos e requisitos para construir melhor cidade. Cidades contemporâneas: problemas, desafios, estratégias, propostas e “novas” utopias. A Carta de Atenas 1933: ideia, princípios e contexto (internacional e português). A Nova Agenda Urbana 2016 (ONU-Habitat): ideia, princípios e contexto. Carta de Atenas e Nova Agenda Urbana: análise comparativa e crítica dos dois modelos de cidade e a sua implementação no passado, no presente e no futuro. Análise morfológica como ferramenta de interpretação crítica e desenho/proposta. Desenhar a cidade: forma física; imagem da cidade; uso social do espaço público e desenho do espaço público. Análise individual crítica das soluções desenvolvidas na UC de Projeto 4.1 com base nos conteúdos debatidos nas aulas.
-
Objetivos
Objetivos
A UC deverá desenvolver nos estudantes as seguintes competências: Compreensão do lugar conjugando as componentes: tempo, forma, imagem e vida urbana. Capacidade analítica e pensamento crítico: interpretar a relação que se estabelece entre as dimensões física e social (urbanidade). Entendimento dos agentes e processos de desenvolvimento urbano e domínio das principais teorias. Capacidade de compreender, e identificar na cidade, o impacto das teorias / utopias urbanas. Reconhecimento dos problemas da cidade contemporânea: identificar causas e pensar soluções. Identificar e interpretar criticamente diferentes tecidos urbanos (relação entre a forma física e os aspetos socioeconómicos e ambientais). Aprofundamento da compreensão do conhecimento disciplinar da Urbanística como ferramenta de Projeto, e domínio da sua aplicação no exercício de análise e desenho de cidade. Consciencialização do arquiteto como construtor de cidade, com impacto na forma urbana e na vida das pessoas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC inclui quinze aulas com a duração de 1,5 horas cada (aulas teórico-práticas). O programa será transmitido através de aulas de exposição de conteúdos, realização de exercícios (em tempo de aula e fora de aula), acompanhamento dos exercícios, aulas invertidas e aulas de debate, jogos didáticos, promovendo a participação e estimulando o sentido crítico dos alunos. A avaliação, contínua e sem prova final, será feita com base num conjunto de exercícios teórico-práticos. A elaboração dos exercícios será preferencialmente individual (podendo haver também trabalho de grupo) e centrar-se-á nos conteúdos fundamentais da UC que vão sendo apreendidos pelo aluno ao longo do semestre. A participação ativa nas aulas será objeto de admissão de frequência (obrigatória a presença em 75% das aulas) e fator de avaliação e valorização. Os exercícios têm um peso de 75% e a participação nas aulas de 25%.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
CIAM-França (1943) La Charte d'Athènes. Escrita por Le Corbusier. Paris: Ed. Plon. Cullen, G. (1996 [1961]) Paisagem Urbana. Lisboa: Edições 70. Del Rio, Vicente (1990) Introdução ao desenho urbano no processo de planejamento. São Paulo: Editora Pini. Gehl, J (2017 [1971]) A vida entre edifícios. Lisboa: Tigre de Papel. Gehl, J. (2013 [2010]) Cidade para pessoas. São Paulo: Perspectiva. Gehl, J. e Svarre, B. (2018 [2013]) A vida na cidade: como estudar. São Paulo: Perspectiva. Habitat III (2016) Nova Agenda Urbana. Quito: ONU-Habitat. Jacobs, J. (2000 [1969]) Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes. Lynch, K. (1999 [1960]) A imagem da cidade. Lisboa: Edições 70. Oliveira, V. (2022[2016]) Morfologia Urbana: uma introdução ao estudo da forma física das cidades. Curitiba: PUCPRess. Saarinen, E. (1943) The City: Its Growth, Its Decay, Its Future. New York: Reinhold Publishing Corporation. Sert, J. L. (1942) Can Our Cities Survive? Cambridge: Harvard University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não