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Disciplina Farmacognosia e Fitoterapia II

  • Apresentação

    Apresentação

    Estudo dos princípios básicos do desenvolvimento de medicamentos a partir de produtos naturais e o papel destes no desenvolvimento e produção de medicamentos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.1. Produtos naturais derivados biosinteticamente do acetato (continuação): Terpenos e Esteroides. 1.2. Aminoácidos 1.3. Produtos naturais derivados biossinteticamente de aminoácidos (Peptidos e Proteínas. Enzimas Proteolíticos. Polipeptidos Não-ribossomais. Glicosidos e Glucosinolatos) 1.4. Alcalóides (Aspectos Gerais. Amínicos. Piridínicos e piperidínicos. Tropânicos. Pirrolidizinicos. Quinolizidinicos. Isoquinolinicos, terpenoicos tetrahidroisoquinolínicos e quinolínicos. Benzofenantridinicos. Indólicos. Imidazólicos. Esteroicos. Alcalóides do aconito). 1.5. Purinas. 2. Fitoterapia e uso.
  • Objetivos

    Objetivos

    Na unidade curricular de Farmacognosia e Fitoterapia II pretende-se que o aluno saiba: explicar os princípios básicos do desenvolvimento de medicamentos a partir de productos naturais e o papel destes no desenvolvimento e produção de medicamentos. dividir e caracterizar compostos naturais bioactivos a partir da sua biossíntese e estrutura química, especialmente das plantas. identificar uma selecção de plantas medicinais, explicar o seu uso e saber quais os seus compostos farmaceuticamente activos. Uso de Fitoterapia  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular adota metodologias inovadoras para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. As aulas teóricas e laboratoriais são desenhadas para aprofundar o conhecimento dos alunos e proporcionar uma aplicação prática dos conceitos aprendidos. O material didático e os recursos interativos são disponibilizados na plataforma Moodle. Além disso, a unidade inclui um trabalho de campo, com uma visita a uma indústria que utilizem produtos naturais, integrada na semana de contacto com a profissão. A apresentação e discussão de artigos científicos e a apresentação e discussão trabalhos escritos de fitoterapia seguida do uso de gamificação no final promovem uma análise crítica e uma compreensão mais profunda dos tópicos. Estas metodologias garantem que os alunos integrem teoria e prática de forma eficaz.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Samuelsson, G., & Bohlin, L. (2009). Drugs of natural origin: A treatise of pharmacognosy (6th rev. ed.). Stockholm, Sweden: Apotekarsocieteten. Bruneton, J. (1999). Pharmacognosy, phytochemistry, medicinal plants (2nd ed.). Paris: Editions TEC & DOC Evans, W., & Evans, D. (2009). Trease and Evans' pharmacognosy (16th ed.). Edinburgh: WB Saunders.  
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