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Disciplina Química Orgânica I

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC serão adquiridas noções sólidas de reatividade e aquisição das competências necessárias para a elaboração dos mecanismos associados às reações envolvidas nas diferentes classes de compostos lecionadas. Será também abordada a importância da área da síntese orgânica e serão adquiridas capacidades para compreender as interconversões de grupos funcionais e a relevância deste tema na área da saúde. Serão desenvolvidas capacidades fundamentais para a realização de reações em laboratório, bem como os motivos associados à realização de certos procedimentos práticos na execução das reações, do tratamento dos meios reacionais, e do isolamento e purificação de compostos orgânicos. Esta UC é fundamental no ciclo de estudos em que se insere, uma vez que permite a aquisição de conhecimentos basilares na área da química orgânica e que são essenciais para a área da saúde.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos INTRODUÇÃO À QUÌMICA ORGÂNICA. ESTEREOQUÍMICA: Isomerismo; Classificação cis/trans e E/Z; Quiralidade; Enantiomeros; Diastereoisómeros; Configuração absoluta R/S; Atividade ótica; Compostos meso; Serie D e L; Projeções de Fischer; Resolução de enantiómeros.  REAÇÕES: Substituição/Eliminação/Adição/Rearranjo; Rutura de ligações covalentes: Quebra homolítica e heterolitica; Nucleófilos; eletrófilos; Carbocatiões; Radicais; Carbaniões; efeito de substituinte; Acidez e basicidade. ALCANOS E CICLOALCANOS: Estrutura/propriedades/nomenclatura; Análise conformacional; Reações e mecanismos; Halogenação HALOALCANOS: Estrutura;propriedades;nomenclatura; síntese, reações e mecanismos SN1/SN2/E1/E2; ; Redução com hidretos; GRUPO FUNCIONAL HIDRÓXILO: estrutura, propriedades, nomenclatura; Síntese; Compostos organometálicos; Reações e e mecanismos com: bases/ácidos fortes; Rearranjos de carbocatiões; Síntese de ésteres e haloalcanos.
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo desta unidade curricular é fornecer aos alunos conceitos fundamentais em Química Orgânica, em particular na área da saúde. Pretende-se fornecer as competências necessárias para a compreensão: a) da estereoquímica, estrutura, e estabilidade químicas; b) da natureza e reatividade de diferentes classes de compostos orgânicos, c) da formação de ligações C-C, C-X, C-OH e C=C. Para melhor compreensão dos conteúdos programáticos serão aplicadas novas tecnologias de Realidade Virtual. Nas aulas tutoriais serão realizados trabalhos práticos adaptados à componente magistral, de modo a aplicar as reações estudadas mais representativas e a iniciar o aluno para a realização de técnicas experimentais em Química orgânica, bem como para com os cuidados a ter na sua execução.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O ensino inclui diversos instrumentos, baseados no ensino presencial magistral/tutorial e não-presencial (e.g. moodle). As abordagens utilizadas nesta UC incluem a aprendizagem baseada em projetos, o uso de jogos educacionais , e também o uso de realidade virtual, permitindo explorar moléculas e reações químicas em ambientes virtuais.  Esta UC também inclui o ensino em tipologia “Trabalho de Campo”, através de visitas de estudo e/ou seminários com convidados externos, inserido na Semana Lusófona de Contacto com a Profissão Farmacêutica.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    David R. Klein, (2017). Organic Chemistry, 3rd edition, Wiley Vollhardt, K. P. C., Schore, N. E., (2014). Organic Chemistry: structure and function, 7th edition, W. H. Freeman. P. Y. Bruice (2017). Organic Chemistry, 8th edition, Pearson. Solomons, T. W. G., Fryhle C. B., Snyder, S.A. (2013). Organic chemistry, 11th ed., Wiley.    
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