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Disciplina Biologia Celular II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como principal objectivo complementar a formação iniciada em Biologia Celular I, bem como servir de introdução a UCs como a Genética Humana, a Farmacognosia e a Biologia Molecular. Permitindo desta forma uma melhor integração entre as UCs.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 - Diversidade biológica Vírus e priões Os três domínios   2 - Biologia vegetal Fotossíntese e respiração Histologia vegetal Desenvolvimento vegetal, especialização dos órgãos vegetais Sistemática e taxonomia de plantas. Evolução e diversidade biológica. Chave dicotómica e floras. Comparação da anatomia, morfologia, ciclo de vida e ecologia entre famílias botânicas com interesse farmacológico   3 - Diversidade biológica como fonte de produtos farmacêuticos Recursos naturais como fonte de novas moléculas Metabolitos primários e principais vias biossintéticas de metabolitos secundários Medicina tradicional, isolamento, purificação e inovações na obtenção de novos fármacos   4 - Biologia animal Histologia animal Desenvolvimento animal   5 - Técnicas de biologia celular Cultura de células Microscopia Citometria de fluxo Fraccionamento celular   6 - Genética Leis de Mendel Hereditariedade recessiva, dominante e ligada ao sexo Variações de dominância
  • Objetivos

    Objetivos

    Após a frequência desta UC o aluno deverá ter uma visão abrangente da diversidade biológica como fonte de novos produtos farmacêuticos bem noções básicas de histologia e desenvolvimento. É dada especial atenção, em particular nas aulas laboratoriais, ás plantas como fontes de novas moléculas com interesse farmacológico, para tal são apresentadas as principais famílias de plantas com interesse económico e farmacológico. O aluno deverá conhecer os principais métodos de extracção, isolamento e análise desses mesmo compostos, bem como as principais técnicas de biologia celular. Os processos envolvidos na respiração e na fotossíntese são aprofundados e noções básicas de histologia e desenvolvimento animal e vegetal são apresentadas. O aluno deverá ainda ser capaz de compreender os mecanismos envolvidos na hereditariedade e de analisar pedigrees.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas são essencialmente a:  Aprendizagem Baseada em Projetos; Aula Invertida;  Design Thinking.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Lodish, H et al. (2012), Molecular Cell Biology, 7th  Ed, W. H. Freeman and Co. (Informação complementar online: http://bcs.whfreeman.com/lodish7e/#t_800911____) Raven, P H. et al, (2013) Biology of Plants, 8th edition, W. H. Freeman and Co. Proença da Cunha, A.; Teixeira, F., Pereira da Silva, A; Roque, O.R; (2007) Plantas na Terapêutica Farmacologia e Ensaios Cínicos, Fundação Calouste Gulbenkian.
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