-
Apresentação
Apresentação
A UC de Microbiologia Geral aborda o estudo da Biologia, diversidade, e relação dos microrganismos, em particular as bactérias, com os seus hospedeiros. A UC é, dessa forma, uma primeira abordagem às áreas definidas, que serão consolidadas no decorrer do curso, através das UCs de Genética, Farmacologia, Virologia e Imunologia. Visto que o Farmacêutico é, muitas vezes, o primeiro contacto dos utentes com profissionais de saúde, a UC também aborda, de forma geral e introdutória, o estudo de doenças infecciosas com relevância em Saúde Pública, no sentido de alertar/preparar os alunos para as suas responsabilidades como profissional. Os conhecimentos adquiridos pelos alunos nesta UC constituem a base essencial de áreas de trabalho convencionais de atuação do Farmacêutico, incluindo o controlo de infecção, a Microbiologia de alimentos e a Microbiologia ambiental, e outras áreas de caráter inovador como as de novas terapêuticas e novos alimentos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT477-3875
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Células procariotas I: estrutura e anatomia funcional 2. Células procariotas II: fisiologia 2.1 Nutrição e crescimento 2.2 Metabolismo 3. Vírus 3.1 Bacteriófagos 4. Genética microbiana 4.1 Replicação, transcrição e tradução 4.2 Mutações e transferência de material genético 5. Assépsia e agentes antimicrobianos 5.1 Agentes físicos e químicos 5.2 Mecanismos de ação de antibióticos e de resistência bacteriana 5.3 Antibióticos: espectro de ação e indicações terapéuticas 6. Interações bactéria/hospedeiro 6.1 Conceitos de colonização, infeção e doença 6.2 Factores de virulência microbiana 6.3 Mecanismos de defesas do hospedeiro 7. Microbiologia Clínica - patogénese e diagnóstico laboratorial de infeções microbianas 7.1 Infeções sistémicas 7.2 Infeções gastrintestinais 7.3 Infeções genito-urinárias 7.4 Infeções respiratórias
-
Objetivos
Objetivos
A UC pretende ensinar os conhecimentos básicos sobre infecciologia, que será posteriormente consolidado nas UCs de Genética, Farmacologia, Virologia e Imunologia, desta forma possibilitando o diálogo do profissional de Ciências Farmacêuticas com clínicos e utentes. Pretende-se também estimular a curiosidade científica dos alunos no sentido de abrir horizontes a possíveis áreas de investigação científica. Para atingir estes objectivos, as aptidões e competências a serem desenvolvidas pelos alunos incluem: a) aprofundar conhecimentos sobre células procariotas; b) entender os mecanismos de acção e resistência aos antibióticos; c) conhecer a relação microrganismo/hospedeiro; d) entender os mecanismos de patogénese, tratamento e epidemiologia de doenças infecciosas bacterianas; e) aprender as normas de segurança de laboratórios de Microbiologia e as técnicas microbiológicas para o estudo de amostras biológicas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia de ensino: Aulas teóricas: métodos expositivo e demonstrativo, com participação activa dos alunos mediante o estímulo da discussão através de debates, apresentação de trabalhos orais, etc. Aulas laboratoriais: métodos expositivo, demonstrativo e prática baseada no método activo com orientação do professor. Ensino em tipologia “Trabalho de Campo”, através de visitas de estudo e/ou seminários com convidados externos, inserido na Semana Lusófona de Contacto com a Profissão Farmacêutica (Pharma Week). Como metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem, a UC utiliza multiplas estratégias de ensino activo, como é o caso das plataformas online de suporte ao ensino activo (Kahoot, Mentimeter, etc) e ferramentas disponíveis no Moodle.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Wanda F. Canas Ferreira , João Carlos F. de Sousa, Nelson Lima. 2010. Microbiologia. Edições Lidel - Helena Barroso , António Meliço-Silveira, Nuno Taveira. 2014. Microbiologia Médica, Volume 1. Edições Lidel - Helena Barroso , Anónio Meliço-Silveira, Nuno Taveira. 2013. Microbiologia Médica, Volume 2. Edições Lidel - Prescott, L.M. et al. 2002. Microbiology, 5th Ed Boston, MacGraw Hill - Bailey e Scotts. Diagnostic Microbiology, 2002, 11a edição, Betty Forbes, Daniel Sahm, Alice Weissfeld, Mosby
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não