filmeu

Disciplina Biofarmácia

  • Apresentação

    Apresentação

    Numa perspectiva global, a Biofarmácia consiste no estudo das relações entre as propriedades físico-químicas dos fármacos, a forma farmacêutica em que são administrados, a via de administração e os efeitos biológicos observados. A conceção de medicamentos a partir dos fármacos respetivos assenta duplamente na tecnologia farmacêutica e na biofarmácia de forma a garantir a sua manuseabilidade, estabilidade, administrabilidade, em suma, o seu sucesso terapêutico. Esta UC é imprescindível para a formação de farmacêuticos já que são por excelência os especialistas do medicamento.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A. Introdução à Biofarmácia B. Avaliação farmacocinética do sistema LADMER Metodologias não compartimentais C. Libertação Desintegração, dissolução e solubilidade D. Absorção Vias e locais de absorção dos fármacos Transporte transmembranar Fatores que condicionam a absorção de fármacos Ensaios in vitro e in vivo para a caracterização da absorção E. Distribuição Velocidade de distribuição nos tecidos Volume aparente de distribuição Distribuição vascular: Ligação às proteínas plasmáticas Distribuição nos tecidos F. Metabolismo Circulação entero-hepática Sistema microssomal hepático Reações fase I/II Fatores que influenciam a metabolização dos fármacos Métodos in vitro e in vivo para determinação da clearance Interações farmacológicas G. Excreção Clearance renal e não-renal H. Biodisponibilidade/Bioequivalência I. Sistema de classificação biofarmacêutica J. Correlações in vitro/in vivo
  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta unidade curricular pretende-se que o estudante se familiarize com os conceitos mais relevantes da biofarmácia resumidos nos processos de libertação, absorção, distribuição, metabolismo e excreção dos fármacos. Previlegiar-se-á também a dimensão quantitativa ligada ao cálculo das grandezas envolvidas, manuseando as equações fundamentais e unidades respetivas.   Após frequência desta unidade curricular, o estudante deverá ter adquirido conhecimentos, aptidões e competências para: - compreender as diversas metodologias para otimização de fármacos; - utilizar modelos in silico, in vitro e in vivo para otimização de fármacos; - discernir quanto à classificação biofarmacêutica de cada fármaco; - avaliar potenciais risco de interação dos fármacos; - avaliar as consequências de alterações fisiológicas no regime terapêutico.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC é constituída por aulas teóricas e aulas teórico-práticas e práticas. As aulas teóricas são magistrais seguindo o programa definido de acordo com os objetivos da unidade curricular, com estimulação da participação ativa dos estudantes com base no recurso a softwares interactivos, como mentimeter, kahoot e kialo. As aulas teórico-práticas e práticas aprofundam os conteúdos lecionados na componente teórica, priviligiando a resolução de problemas com aplicação das abordagens matemáticas apresentadas nas aulas teóricas. A aprendizagem multimédia e a utilização de motores de busca (Pubmed, Scopus...) são utilizados para os estudantes desenvolverem o seu trabalho de grupo, focado na influência das diversas populações específicas e situações clínicas que têm impacto na farmacocinética.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    SHARGEL, L. & YU, A.B.C. (2012) Applied Biopharmaceutics and Pharmacokinetic (7th Ed). New York: McGraw-Hill. Jambhekar, S.S. & Breen, P.J. (2012) Basic Pharmacokinetics (2nd Ed). Pharmaceutical Press.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios