-
Apresentação
Apresentação
Numa perspectiva global, a Biofarmácia consiste no estudo das relações entre as propriedades físico-químicas dos fármacos, a forma farmacêutica em que são administrados, a via de administração e os efeitos biológicos observados. A conceção de medicamentos a partir dos fármacos respetivos assenta duplamente na tecnologia farmacêutica e na biofarmácia de forma a garantir a sua manuseabilidade, estabilidade, administrabilidade, em suma, o seu sucesso terapêutico. Esta UC é imprescindível para a formação de farmacêuticos já que são por excelência os especialistas do medicamento.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT477-3877
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A. Introdução à Biofarmácia B. Avaliação farmacocinética do sistema LADMER Metodologias não compartimentais C. Libertação Desintegração, dissolução e solubilidade D. Absorção Vias e locais de absorção dos fármacos Transporte transmembranar Fatores que condicionam a absorção de fármacos Ensaios in vitro e in vivo para a caracterização da absorção E. Distribuição Velocidade de distribuição nos tecidos Volume aparente de distribuição Distribuição vascular: Ligação às proteínas plasmáticas Distribuição nos tecidos F. Metabolismo Circulação entero-hepática Sistema microssomal hepático Reações fase I/II Fatores que influenciam a metabolização dos fármacos Métodos in vitro e in vivo para determinação da clearance Interações farmacológicas G. Excreção Clearance renal e não-renal H. Biodisponibilidade/Bioequivalência I. Sistema de classificação biofarmacêutica J. Correlações in vitro/in vivo
-
Objetivos
Objetivos
Nesta unidade curricular pretende-se que o estudante se familiarize com os conceitos mais relevantes da biofarmácia resumidos nos processos de libertação, absorção, distribuição, metabolismo e excreção dos fármacos. Previlegiar-se-á também a dimensão quantitativa ligada ao cálculo das grandezas envolvidas, manuseando as equações fundamentais e unidades respetivas. Após frequência desta unidade curricular, o estudante deverá ter adquirido conhecimentos, aptidões e competências para: - compreender as diversas metodologias para otimização de fármacos; - utilizar modelos in silico, in vitro e in vivo para otimização de fármacos; - discernir quanto à classificação biofarmacêutica de cada fármaco; - avaliar potenciais risco de interação dos fármacos; - avaliar as consequências de alterações fisiológicas no regime terapêutico.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC é constituída por aulas teóricas e aulas teórico-práticas e práticas. As aulas teóricas são magistrais seguindo o programa definido de acordo com os objetivos da unidade curricular, com estimulação da participação ativa dos estudantes com base no recurso a softwares interactivos, como mentimeter, kahoot e kialo. As aulas teórico-práticas e práticas aprofundam os conteúdos lecionados na componente teórica, priviligiando a resolução de problemas com aplicação das abordagens matemáticas apresentadas nas aulas teóricas. A aprendizagem multimédia e a utilização de motores de busca (Pubmed, Scopus...) são utilizados para os estudantes desenvolverem o seu trabalho de grupo, focado na influência das diversas populações específicas e situações clínicas que têm impacto na farmacocinética.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
SHARGEL, L. & YU, A.B.C. (2012) Applied Biopharmaceutics and Pharmacokinetic (7th Ed). New York: McGraw-Hill. Jambhekar, S.S. & Breen, P.J. (2012) Basic Pharmacokinetics (2nd Ed). Pharmaceutical Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não