-
Apresentação
Apresentação
Os mecanismos de doença são reconhecidos como uma das disciplinas de formação fundamental em saúde humana, essencial para a estruturação do pensamento dedutivo relacionado com a análise dos mecanismos de alteração das normais funções fisiológicas do individuo como um todo. Esta visão mecanistica decorre da dentificação dos sinais e sintomas que caracterizam os diferentes periodos de evolução da doença, com recurso aos meios diferenciais de diagnóstico (laboratorial, funcional, imagiológico) disponiveis. Tal pressupõe um conhecimento aprofundado da fisiologia integrada sobre a qual se desenvolve esta prática .
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT477-3905
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A doença como resposta maladaptativa; genética e o ambiente: susceptibilidade e doenças multifactoriais. Neoplasia e mutações genéticas; oncogenes e genes supressores; Imunodeficiências primárias e secundárias. inflamação, regeneração reparação e cicatrização. Doença infecciosa: resposta a agentes infecciosos; sépsis . Doença hematológica: factores de coagulação, elementos figurados do sangue; Doença Endócrina e sua importancia multifactorial - ex. a diabetes Insuficiência cardíaca, doença cardíaca isquémica, hipertensão arterial e ¿shock¿ Doença pulmonar restritiva/obstrutiva - DPOC, enfisema, pneumoconioses e asma A glomerulonefrite, as doenças tubulares e a insuficiência renal. Disturbios ácido-base e papel do rim na doença metabolica. Doença metabólica inata e adquirida- importancia da obesidade Doença do trato gastrointestinal a doença inflamatória intestinal. Doença hepática e das vias biliares. Doença neurodegenerativa. Doenças psiquiatrica e do comportamento Patologias minor da pele
-
Objetivos
Objetivos
Aprender sobre os mecanismos gerais da doença, incluindo a compreensão da doença como resultante de uma resposta mal-adaptativa a alterações internas e externas. Compreender o papel da genética e do ambiente na susceptibilidade e ocorrência de doença. Aprender sobre os mecanismos fisiológicos subjacentes à patologia dos diversos órgãos e sistemas. Relacionar os conceitos apreendidos com a Engenharia Biomédica e o seu papel na prevenção, diagnóstico, terapêutica da doença e ainda na reabilitação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
a UC utiliza multiplas estratégias de ensino activo, como é o caso das plataformas de corpo humano virtual da Anatomage, estimulando o raciocinio dedutivo; a UC inclui ainda o ensino em tipologia “Trabalho de Campo”, através de visitas de estudo e/ou seminários com convidados externos, inserido na Semana Lusófona de Contacto com a Profissão Farmacêutica.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
¿Pathophysiology of Disease ¿ An Introduction to Clinical Medicine¿, Stephen J. McPhee e William F. Ganong (Eds), Lange Medical Books/McGraw-Hill. 2018 ¿Kumar & Clark¿s Clinical Medicine¿, Parveen Kumar and Michael Clark (Eds), Saunders/Elsevier, 2018 ¿Fisiopatologia - Fundamentos e Aplicações (2ª Edição)¿, Anabela Mota Pinto (Ed), Lidel. 2016
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não