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Disciplina Farmacologia II

  • Apresentação

    Apresentação

    A Farmacologia visa o conhecimento dos fármacos, em particular dos mecanismos de ação implicados no seu efeito farmacológico, sendo crucial na formação em Ciências Farmacêuticas. No seguimento dos conhecimentos básicos adquiridos na Farmacologia I, a Farmacologia II aborda vários grupos terapêuticos, permitindo que o aluno adquira o conhecimento farmacológico essencial ao exercício da profissão farmacêutica, estabelecendo-se a ligação com as aplicações práticas dos conceitos abordados. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1-Apresentac¿a¿o da UC    2-Aparelho cardiovascular  -Cardioto¿nicos  -Antiarri¿tmicos  -Antihipertensores  -Vasodilatadores  -Antidislipide¿micos    3-Sangue -Antiane¿micos -Anticoagulantes e Antitrombo¿ticos  -Anti-hemorra¿gicos    4-Aparelho digestivo -Antia¿cidos e anti-ulcerosos -Modificadores da motilidade GI    5-Sistema endo¿crino -Insulina e antidiabe¿ticos -Obesidade -Hormonas da tiroide e antitiroideus  -Corticosteroides -Estroge¿nios e progestage¿nios    6-Anti-ale¿rgicos  -Anti-histami¿nicos  -Simpaticomime¿ticos    7-Aparelho respirato¿rio  -Brocodilatadores e antiasma¿ticos  -Antitu¿ssicos e expetorantes    8-Aparelho locomotor -Analge¿sicos e anti-inflamato¿rios -Fa¿rmacos usados na gota -Fa¿rmacos que atuam no osso e metabolismo do ca¿lcio  -Modificadores da evoluc¿a¿o da doenc¿a reumatismal    9-Anti-infecciosos  -Antibacterianos  -Antivi¿ricos  -Antifu¿ngicos    10-Antineopla¿sicos  -Citoto¿xicos  -Anti-hormonas  -Terapias dirigidas  -Imunoterapia   11-Vitaminas e minerais 
  • Objetivos

    Objetivos

    Com esta unidade curricular pretende-se que, para os diferentes grupos terapêuticos abordados, o aluno consiga: - Descrever os principais mecanismos de ação farmacológica - Identificar os efeitos secundários e interações medicamentosas mais característicos  - contextualizar as propriedades farmacocinéticas e farmacodinâmicas e a sua influência na terapêutica farmacológica - Compreender os usos terapêuticos e identificar fármacos representativos A UC contribuirá também para o desenvolvimento de competências transversais tais como a capacidade de trabalhar em grupo, o espírito crítico, a exposição e comunicação de temas científicos, e as competências técnicas associadas à realização de trabalhos laboratoriais.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de aprendizagem ativa, baseadas em estudos de caso e role-play.  São utilizadas estratégias de gamificação, através dos programas Kahoot e Wordwall. Ensino em tipologia “Trabalho de Campo”, através de visitas de estudo e/ou seminários com convidados externos, inserido na Semana Lusófona de Contacto com a Profissão Farmacêutica
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Guimarães, S., Moura, D., Soares da Silva, P.. (2014). Terapêutica Medicamentosa e suas bases Farmacológicas. Porto: Porto Editora.  Brunton, L.L., Hilal-Dandan, R., Knollman, B. (2017).  Goodman & Gilman's. The Pharmacological Basis of Therapeutics, 13th ed. McGraw Hill.  Katzung,B.G., Vanderah, T.W. (2021). Basic & Clinical Pharmacology, 15th ed, McGraw-Hill. Prontuário Terapêutico. Infarmed.(online)
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