-
Apresentação
Apresentação
Na unidade curricular de Farmacoterapia serão abordadas as medidas e os esquemas terapêuticos a aplicar nas patologias de maior prevalência na prática clínica, tendo por base as normas de orientação clínica. Desta forma, pretende-se que o aluno domine os nomes dos princípios ativos de maior relevância para o exercício da profissão farmacêutica e que os associe com a respectiva indicação terapêutica. O aluno deverá adquirir conhecimento integrado dos conceitos de posologia, compliance, associações e interações medicamentosas, contraindicações e racionalidade terapêutica. Esta unidade curricular pretende capacitar os alunos de conhecimentos e atitudes que conduzam à obtenção, em contexto real, das mais favoráveis relações risco/benefício decorrentes da seleção e da utilização dos medicamentos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Trimestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
4 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT477-4553
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Doenças cardiovasculares 1.1 Hipertensão arterial 1.2 Insuficiência cardíaca 1.3 Doenças cerebro-vasculares e doença vascular periférica 1.4. Dislipidemia 1.5 Anemia Endocrinologia 2.1 Diabetes mellitus 2.2 Disfunção tiróideia 2.3 Menopausa 2.4 Contraceção hormonal Doenças respiratórias 3.1 Asma 3.2 Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica Doenças gastrointestinais 4.1 Úlcera péptica 4.2 Doenças inflamatórias do intestino Doenças genito-urinárias 5.1 Hiperplasia Benigna da Próstata 5.2. Incontinência urinária Psiquiatria e Neurologia 6.1 Perturbações ansiedade 6.2. Perturbações psicóticas, doença Bipolar e depressão Reumatologia 7.1 Artrite reumatóide 7.2. Osteoporose 7.3. Gota Antimicrobianos 8.1. Infecções bacterianas, parasitárias, fúngicas e virais.
-
Objetivos
Objetivos
A UC de Farmacoterapia tem como objetivo capacitar os alunos com conhecimentos e atitudes que conduzam à obtenção das mais favoráveis relações risco/benefício decorrentes da seleção e da utilização dos medicamentos. Serão abordadas as medidas e os esquemas terapêuticos a aplicar nas patologias de maior prevalência na prática clínica, tendo por base normas de orientação clínica. Espera-se que no final desta UC os alunos fiquem aptos a: Identificar fármacos e a respetiva indicação terapêutica; Integrar conhecimento dos conceitos de posologia, adesão, associações e interações medicamentosas, contraindicações e racionalidade terapêutica; Conhecer as normas de orientação clínica para as diversas patologias abordadas Aconselhar os clínicos sobre alternativas terapêuticas, considerando a relação benefício/risco das terapêuticas prescritas; Dominar fontes de informação sobre medicamentos, para se atualizarem e possibilitarem a realização de revisões de medicamentos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas teórica serão maioritariamente expositivas, utilizando exmplos de casos clinicos para ilustrar as escolhas terapêuticas. Nas aulas práticas, recorrer-se-á a "Problem Base Learning" sempre que possível e adequado, incentivando a discussão entre os alunos (com a orientação do docente) em sala das diferentes alternativas terapêuticas para os casos apresentados. Com parte da avaliação da UC, os alunos irão desenvolver uma monografia de suporte a uma situação clinica não abordada no conteúdo central da UC, para assim desenvolverem as suas capacidades de resolução de problemas através da consulta da literatura mais adequada. Este elemento prevê a possiblidade da utilização de ferramentas de Inteligência artificial (AI). Além disso, para a avaliação da UC, os alunos serão incentivados a criar um conjunto de questões de escolha múltipla que poderão fazer parte de um dos testes a efetuar durante o trimestre.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
INFARMED (2021). INFOMED - Base de dados de medicamentos de uso humano. (https://extranet.infarmed.pt/INFOMED-fo/index.xhtml) INFARMED (2021). Prontuário Terapêutico Online. (https://app10.infarmed.pt/prontuario/index.php) Guidelines das Sociedades da Especialidade (portuguesas, europeias e americanas) Alldredge, B., Corelli, R., Ernst, M.; Jr, J. G., Jacobson, P.; Kradjan, W., Williams, B. (2012). Koda-Kimble and Young’s Applied Therapeutics: The Clinical Use of Drugs . (Wolters Kluwer, Ed.) (10th ed.). Wolters Kluwer. Brunton, L. (2011). Goodman & Gilman's The Pharmacological Basis of Therapeutics. In Goodman & Gilman's The Pharmacological Basis of Therapeutics (12th ed., pp. 417). Ordem dos Farmacêuticos (2011). Normas de Orientação Terapêutica
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não