-
Apresentação
Apresentação
Esta UC tem como objectivo concluir uma área de desenvolvimento integrado de conhecimentos iniciada na cadeira de Tecnologia I. Um dos objectivos principais é consolidar as áreas de conhecimento relativas à formulação para as vias de administração tópica, transdérmica, rectal e vaginal. Os aspectos mais relevantes da preservação da estabilidade de formulações também são focados. Por último, pretende ainda abordar-se a reologia e viscosidade destas formulações.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Trimestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
4 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT477-5125
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1- Administração de fármacos por via tópica e transdérmica A via de administração tópica e transdérmica Factores moduladores da biodisponibilidade transdérmica Vantagens e desvantagens 2- Formas farmacêuticas pastosas Formulação Métodos de preparação Acondicionamento Controlo de qualidade 3- Sistemas transdérmicos 3.1 Tipos de sistemas transdérmicos 3.2 Estratégias de formulação e sistema de produção 3.3 Controlo de qualidade 4- Formas farmacêuticas rectais 4.1 Via de administração rectal 4.2 Preparação de supositórios 4.3 Controlo de qualidade 4.4 Acondicionamento 5- Formas farmacêuticas vaginais 5.1 Via de administração vaginal 5.2 Excipientes 5.3 Preparação 5.4 Acondicionamento 6- Reologia 6.1 Fluidos newtonianos e não-newtonianos 6.2 Efeito das propriedades reológicas na biodisponibilidade 7- Boas Práticas de Fabrico 8- Estabilidade 8.1 Factores que afectam a estabilidade 8.2 Vias de instabilidade 8.3 Oxidação e uso de anti-oxidantes 8.4 Métodos de determinação da estabilidade do prazo de validade
-
Objetivos
Objetivos
Após frequência desta unidade curricular, o aluno deverá ter adquirido competências para: - compreender a administração por via tópica, transdérmica, rectal e vaginal; - seleccionar a base mais adequada a uma determinada acção terapêutica; - seleccionar os excipientes e a embalagem mais indicados para cada forma farmacêutica; - utilizar o método de fabrico mais vantajoso; - aplicar os métodos de controlo de qualidade mais relevantes para cada forma farmacêutica estudada; - utilizar os meios de conservação mais adequados a cada medicamento.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Salas de aula invertidas, onde as aulas teóricas tradicionais são substituídas por conteúdo on-line interativo e discussões presenciais, promovendo a aprendizagem ativa e a compreensão mais profunda. Aprendizagem baseada em projetos, que permite que os alunos apliquem o conhecimento teórico aos desafios do mundo profissional, promovendo o pensamento crítico e as habilidades de resolução de problemas. Quizzes com Kahoot ou software similar. No trabalho de campo os alunos contactam com a actividade profissional através de visita a uma unidade de produção da indústria farmacêutica.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
1. Taylor, K.M.G., Aulton, M. E., (2021). Pharmaceutics - The Science of Dosage Forms Design, 6th Ed., Edinburgh, Churchill Livingstone Lachman, L. Lieberman, H.A., Kanig, J.L.. (2001). Teoria e Pratica na Indústria Farmacêutica, vol. II, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian Prista, L. N., Alves, A.C., Morgado, R.,(2006). Tecnologia Farmacêutica, vol. II, 4ª Edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian Prista, L. N. Alves, A.C., Morgado, R., (2008). Tecnologia Farmacêutica, vol. III, 4ª Edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian Hillert, A.M. et al., (2001) Drug delivery and targeting for pharmacists and pharmaceutical scientists, London, Taylor & Francis
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não